terça-feira, agosto 28, 2007

Um mau início de campeonato





Depois de enormes expectativas o início de Campeonato tem deixado todos os sócios e simpatizantes do nosso Clube com um amargo de boca. Um empate na Figueira num jogo que, não se merecendo ganhar, estava na mão a minutos do final, e uma derrota caseira com dois brindes à vez dos centrais, contra o teoricamente adversário directo (nesta altura está bem mais forte que o Belenenses …) levam a que tenhamos 1 ponto em 6 possíveis. E a próxima jornada é em Alvalade!

Sem entrar em dramas, e sempre tendo em atenção que o Campeonato é uma prova de fundo (qual maratona, e não uma corrida de cem metros), é obviamente um início aquém do esperado. No entanto, olhando para a qualidade dos jogadores que ficaram e pelos apontamentos já deixados pelas diversas contratações percebe-se que poderemos de facto, depois de ganhar conjunto e fio de jogo, lutar este ano por uma posição que nos permita ir novamente às competições europeias, bem como fazer boa figura nas restantes competições – e que bom que era qualificarmo-nos para a fase de grupos da UEFA, voltar ao Jamor ou passarmos a ser o Clube com mais Taças da Liga!!! Para já sonhos, a seu tempo de verá!

Olhando para a equipa que vem jogando neste momento apetece-me no entanto deixar algumas notas por sector:

Guarda-Redes: Tomos tremíamos mas até agora o Costinha tem estado bastante seguro. Esperemos que se inspire mais no Quim do que no Stoikovic e veremos que tal é o Tiago Schmidt

Defesa: Devic não transmite segurança e Rolando parece à altura da titularidade apesar de uma vez por outra ter erros gravíssimos, como o que deu o segundo golo ao SC Braga. Considero o Hugo Alcântara uma muito boa contratação. Será o patrão da defesa, é alto, forte e se bem me lembro marcou bastantes golos de cabeça lá para os lados do Bonfim. Será importante posteriormente analisarmos o custo da transferência e tipo de contrato.

Acrescente-se que os laterais, não sentindo segurança nos seus colegas que jogam no miolo, tem tendência a não subir. Essas subidas do Cândido Costa e do Rodrigo Alvim são muito importantes e desequilibradoras na forma como J. Jesus monta a estratégia da equipa. A insegurança dos centrais e a consequente prisão dos laterais condiciona assim decisivamente a possibilidade de colocar bolas no ataque.

Meio-campo: Ruben Amorim não é trinco. Colocá-lo a jogar nessa posição tira músculo ao meio-campo mas aumenta a criatividade por permitir a entrada no onze de um Hugo Leal que parece dos jogadores que em melhor forma se encontra.

Quanto a José Pedro os 2 jogos que fez deveriam levar a que, caso não melhore nos treinos, saia da equipa em Alvalade. Tanto quanto sei os lugares cativos são nas bancadas, não no Relvado! É bom jogador, todos o sabemos e sente o Clube … mas não está a render, por isso deve sair. Para isso é que temos um plantel de 20 e tal jogadores e não 16 ou 18. Onde vai buscar a motivação necessária e desejável se mesmo se arrastando continua titularíssimo?

Quanto a Silas é sintomático o facto do Luciano ter-se esquecido de o mencionar na avaliação dos jogadores contra o Braga (ver crónica aqui - NdE: entretanto corrigido) - ter lá estado ou não pouco mudava! Apesar disso é certo que não está a jogar na sua posição natural.

Ataque: Roncatto está visto que tem toque de bola; João Paulo é um lutador; os outros dois reforços brasileiros para o ataque logo veremos. Nos extremos tenho gostado da raça do Mendonça.

Saudações azuis e cá estaremos na próxima semana, esperemos que a comentar a extraordinária exibição, e espera-se que resultado, do Belém em Alvalade no Domingo à noite!

Sem comentários: