quarta-feira, agosto 01, 2007

Um Meio-Campo para 2007/08: mais cerebral e menos músculo



Blog do Belenenses: Henrique Santos
"TREINADOR DE BANCADA"

Depois de já termos falado sobre o lado direito da defesa e de, em muitos outros posts, se ter comentado a relevância do central que fará companhia ao mais que titular Rolando, venho desta feita propor um debate aberto sobre o meio-campo do Belenenses para a época que está prestes a ter início (… e que já vai tardando!).

Pelo que se tem lido e dito haverá uma espécie de dois modelos. Um mais defensivo e seguro com dois jogadores a jogarem mais na retranca – provavelmente Ruben Amorim e Gavilan; e um outro para os jogos em casa ou outros que o Belenenses queira ter a bola no pé e ser mais mandão, no qual Hugo Leal ocupará o lugar que no modelo anterior seria atribuído ao internacional panamiano (Gavilan), sendo a forma geométrica do mesmo mais semelhante ao cada vez mais célebre losango.

Esta segunda opção é claramente de uma equipa que entra nos jogos não para dividir o domínio de jogo mas para nele mandar. E que luxo de técnica é um meio-campo que possa contar com o Zé Pedro, Hugo Leal e Silas!

As opções também parecem mais fortes que num passado recente, leia-se, época passada. Rafael Bastos vem classificado com jogador de muita técnica, Fernando parece estar a fazer uma grande pré-temporada (tal como Derlei no Sporting, afirma que um jogador “está com outra cabeça” quando o seu passe pertence ao clube onde joga e não por estar emprestado); Muñoz e Mendonça parecem rasgar muito e bem as linhas, permitindo um jogo mais aberto à largura do terreno – … lamento que o Djudjevic nunca tenha vingado nesta função nas duas épocas anteriores, apesar de na época passada termos estado bem artilhados com um lutador Eliseu e um espectacular Cândido Costa na 2.ª volta.

Voltando ao primeiro modelo mais defensivo, confesso que este vosso treinador de bancada está a milhas do que se passa na cabeça do real treinador Jorge Jesus, mas questiono-me: falhando o Gavilan e o Ruben Amorim, quem joga a trinco? Da época passada saíram o Pinheiro, o Sandro Gaúcho, o Gaspar e o Mancuso. Quem joga - o Mano? O Sandro Moreira? Quem no banco dá o músculo que poderá fazer falta em tantas competições?

Saudações Azuis!

Sem comentários: