terça-feira, setembro 18, 2007

Belém 2 - Leiria 1: Análise Individual

Blog do Belenenses: Novo do Restelo

Marco Gonçalves (3)- ainda mal a bola tinha chegado à sua área, e já o GR a estava a ir buscar ao fundo das redes. No resto do encontro, pouco trabalho, e aquele que teve, cumpriu a preceito.


Cândido Costa (4) - Nota-se cada vez maior habituação à sua nova posição no terreno, o que não o coíbe de subir com assiduidade pelo seu flanco. Tem alma até Almeida e contagia os seus colegas. Entendeu-se bem com Evandro Paulista no decorrer da 2ª parte.

Rolando (3) - o jovem central belenense não comprometeu e nota-se já um bom entrosamento com o seu novo colega de sector. Teve influência no golo que decidiu a contenda, com um toque de calcanhar que merecia ter dado o golo.

Hugo Alcântara (4) - Só fez 2 jogos, 1 deles com apenas meia dúzia de dias no Clube, mas parece estar cá há mais tempo. Estreou-se a marcar, garantindo-nos 3 pontos importantíssimos. Na sua área de jurisdição, raramente falhou, ganhando bastantes bolas no jogo aéreo. Nivaldo era excelente, mas Alcântara pode ajudar a suprir a sua falta.

Rodrigo Alvim (3) - Este Alvim já esteve mais próximo daquele do ano passado. Bem melhor fisicamente, defendeu dentro das suas já habituais limitações,bem colmatadas pelo central do seu lado, e atacou como tanto gosta, mesmo que os seus cruzamentos não tenham saído a preceito. Notou-se em muitos momentos a ausência de um médio esquerdo que o ajudasse na cobertura defensiva.

Gavilán (3) - exibição mais uma vez esforçada mas discreta do panamiano. Gomez dá tudo o que tem e procura colocar a bola jogável nos colegas mais adiantados, nomeadamente abrindo o jogo para as alas. Em desvantagem no marcador, e sendo o jogador mais defensivo, JJ acabou por prescindir da sua presença em campo.

Ruben Amorim (3) - o jovem da cantera azul jogou mais encostado ao lado direito, funcionando como apoio a Cândido Costa, para colocarem a bola nos avançados. Tentou variadas vezes combinar com Silas e Zé Pedro, mas sem sucesso. Na 2ª parte, com a saída de Gavilán, jogou mais recuado, realizando uma exibição segura, sem ser exuberante.

Zé Pedro (2) - não sei o que se passa com ele, mas poucas coisas lhe saem bem, e disso se ressente e muito a equipa. Zé Pedro tem de ser o verdadeiro 10 da equipa e aquele de quem se espera que paute o jogo ofensivo do Belenenses. Melhorou um bocadinho de rendimento a meio da 2ª parte, curiosamente pelo apoio defensivo que deu a Amorim após o 2-1. Só por isso leva 2.

Silas (2) - Se Zé Pedro não está em grande forma, o que dizer de Silas. Continuo a achar que o capitão de uma equipa deve dar o exemplo, e Silas não é capaz de ter essa "força". Muitos passes falhados, por vezes dá a sensação que não sabe exactamente a posição que deve ocupar no terreno. Leva 2, pois ainda teve participação activa no lance que ditou a vitória azul.

Weldon (2) - os primeiros minutos pareciam indicar que tinhamos jogador para "molhar o bico", mas com o decorrer do tempo tornou-se presa fácil para a defensiva contrária. Tem toque de bola, apesar de ter denotado pouca mobilidade. Está claramente em período de adaptação, mas pode vir a ser um bom reforço.

Roncatto (2) - nota-se que é jogador de futebol e que tem muito para dar, mas a sua juventude leva-o a cometer alguns disparates. Não jogou mal, mas também não pode dizer-se que tenha jogado bem, daí não poder considerar a sua exibição com nota positiva. Terminou o jogo totalmente de rastos, como demonstrou na tentativa de remate nos derradeiros minutos da partida. Valeu pela abnegação demonstrada.

Evandro Paulista (4) - dizem que tem 19 anos, mas quem olha para ele, parece ter alguns mais. Raçudo e com bom toque de bola, a sua entrada revolucionou a equipa azul, quase que obrigando os colegas a imprimirem maior velocidade. Seis minutos depois de entrar, empatou a partida e com isso ganhou decerto moral para o resto do jogo e, quem sabe, para a sua carreira no Restelo. Teve igualmente participação no golo que ditou a vitória, pois foi a sua cabeçada defeituosa que assistiu um isolado Silas no flanco direito. No final do jogo, ainda podia ter bisado, mas Fernando opôs-se muito bem, num lance em que podia ter endossado para o centro da área, onde estava Zé Pedro completamente isolado. Parece que temos jogador...

Fernando (2) - entrou para dar alguma dinâmica ao flanco esquerdo, derivando Roncatto para avançado centro. Conseguiu algumas arrancadas, mas pouco mais do que isso. Bem dotado tecnicamente, como demonstrou nos acréscimos, num lance junto à linha de fundo, é pena que pareça tantas vezes alheado do jogo, pois tem tudo para lutar por um lugar no onze titular.

Amaral (1) - entrou nos últimos minutos para apoiar Cândido Costa e não comprometeu.

Sem comentários: