domingo, setembro 16, 2007

LIGA 07/08 #03: Belém 2 x Leiria 1

Belenenses - Maisfutebol

Belenenses-U. Leiria, 2-1 (crónica)

No duelo entre dois representantes europeus que procuravam a primeira vitória da época, foi mais feliz o Belenenses. A equipa do Restelo esteve a perder, não escondeu o nervosismo, mas deu a volta na segunda parte, com a entrega a compensar a falta de discernimento.

Tão iguais e tão diferentes

As duas equipas tinham muitos aspectos em comum à partida para este jogo. Desde logo o número reduzido de pontos e consequente má situação classificativa. O Belenenses entrava em campo com o estatuto de último classificado, após a vitória da Académica sobre o Paços de Ferreira. Os «azuis» somavam um ponto, mas a União de Leiria vinha logo acima, com dois. Mas as duas equipas estavam também unidas pelas dificuldades ofensivas, uma vez que até aqui só tinham feito um golo. Por fim tinham também em comum o facto de na próxima quinta-feira defrontarem adversários alemães na Taça UEFA. O Belenenses visita o Bayern de Munique e a U. Leiria o Bayer Leverkusen.

Por tudo isto as duas equipas surgiam nesta partida com pressão elevada, mas para os donos da casa tudo ficou pior aos 12 minutos, quando se viram em desvantagem. João Paulo, o único jogador da União de Leiria que já tinha marcado esta época para a Liga, voltou a fazer o gosto ao pé, num lance polémico. A equipa da casa ficou a pedir a pedir fora-de-jogo e a partir deste momento não conseguiu esconder o nervosismo.

A União de Leiria também recuou ligeiramente as suas linhas e o Belenenses sentiu dificuldades na construção do jogo ofensivo, uma vez que não tinha espaço para jogar, como tanto gosta. E nas oportunidades de golo que foi criando evidenciou sempre um misto de falta de calma e falta de confiança. Assim foi aos 21 minutos, quando Weldon, em posição privilegiada, cabeceou fraco, mas ainda assim obrigado Fernando a defesa apertada. O guarda-redes leiriense, de resto, já tinha negado o golo a Rolando, logo após o golo da sua equipa (16m).

Mas nos minutos finais do primeiro tempo até foi a União de Leiria quem esteve mais perto de marcar, com Laranjeiro a acertar em cheio no poste, na cobrança de um livre directo.

Do banco veio o trunfo, de Alcântara veio a vitória

Para a segunda parte Jorge Jesus decidiu alargar a frente de ataque com a entrada de Evandro (que rendeu Gomez) e a aposta foi rentabilizada seis minutos depois. O brasileiro aproveitou um toque infeliz de Éder após um lançamento lateral de Rodrigo Alvim e, de cabeça, fez o empate.

Paulo Duarte respondeu com o seu trunfo, Sougou (no lugar de Toñito), mas a partida caiu drasticamente de qualidade, com constantes perdas de bola e interrupções. O jogo apresentava-se confuso e foi precisamente no meio de muita confusão que surgiu o segundo golo de Belenenses, aos 71 minutos. Evandro Paulista cabeceia mal na sequência de um livre mas a bola sobra para Silas, que cruza para a área. Rolando desvia de calcanhar mas a bola bate no poste e é depois afastada por Fernando, mas sobra para Hugo Alcântara, que remata de pé esquerdo e marca mesmo.

Jesus depois preocupou-se mais em gerir a vantagem e trocou Weldon e Silas por Fernando e Amaral. Paulo Duarte ainda tinha um jogador para lançar mas entendeu continuar a acreditar nos mesmos elementos, mas não foi bem sucedido.


Jorge Jesus: «Jogámos contra treze jogadores»

Jorge Jesus, técnico do Belenenses, não poupou críticas aos auxiliares de Paulo Paraty, na conferência de imprensa de rescaldo da vitória sobre a União de Leiria (2-1):

«Tivemos um jogo muito bem jogado, quer tacticamente quer em termos de velocidade. Era importante o Belenenses poder somar três pontos. Não porque tínhamos um ponto só, mas porque temos agora sete jogos em vinte dias, contra adversários de elite, e a equipa precisava de alguma tranquilidade. Ganhámos a uma equipa que na primeira parte nos complicou a tarefa, pela sua estratégia táctica. Tivemos dificuldade em perceber as movimentações. Nunca parámos o jogo na sua fase de preparação e por isso chegamos ao intervalo a perder, sem merecer, com um golo fora-de-jogo do João Paulo. Não é daqueles lances que deixa dúvidas. Os árbitros assistentes estiveram muito mal. Validaram um golo em situação nítida de fora-de-jogo e cortaram-nos dois lances importantes. Primeiro aos 36m, uma bola isolada do Weldon, e outra do cândido costa, logo nos primeiros segundos da segunda parte, em que ficava isolado, na cara do guarda-redes. Hoje jogámos contra treze jogadores, mas a equipa esteve muito bem. A equipa acredita naquilo que faz e sabe para onde vai. Se o Leiria tem feito 2-2 também o merecia. Fico convencido que ganhámos a uma boa equipa, que vai fazer um brilhante campeonato. A nossa equipa está a crescer de jogo para jogo.

[sobre Weldon e Evandro, os reforços que se estrearam, com o segundo a marcar mesmo um golo] «Não é por acaso que vieram buscar os nossos goleadores. Temos vindo a contratar jogadores que ninguém os conhece e estamos a fazer jogadores a pouco e pouco. É isso que nos mantém esperançados, porque temos matéria-prima para trabalhar o futuro. Foram jogadores importantes para alteração do marcador. Mudei a táctica, joguei com o que tinha no banco e tive sorte. Às vezes não dá nada. Trabalhámos isto durante a semana, para uma situação de desvantagem. As alterações tácticas foram importantes. O Evandro tem 19 anos. É um jogador que eu chamo selvagem, tal como acontecia com o Dady. Tacticamente não conhece o jogo mas tem intuição. Estão a aprender. Jogar à bola é uma coisa, jogar futebol é outra.»

Jorge Jesus e Paulo Duarte, treinadores de Belenenses e U. Leiria, respectivamente, comentaram desta forma o triunfo dos azuis (2-1), em declarações na flash interview da Sporttv:

Jorge Jesus: «Tive a nítida sensação que o golo da U. Leiria foi em fora-de-jogo, foi um lance em que não consegui deixar de protestar. Ali dentro, é diferente e difícil manter o equilíbrio emocional. Tivemos dificuldades em perceber a estratégia de jogo da U. Leiria na primeira parte. O meu antigo adjunto apareceu com uma estratégia muito interessante. Disse ao intervalo que seria importante pelo menos empatar. Felizmente, conseguimos vencer, mas contra uma equipa muito difícil. Vamos fazer sete jogos em vinte dias. O Bayern Munique é das maiores equipas do Mundo e tem um orçamento de 380 milhões de euros. Vamos tentar fazer o nosso possível. De qualquer forma, o mais importante era vencer hoje. É preciso perceber que esta equipa não é a mesma que o ano passado.»



Evandro Paulista e uma estreia feliz: Treinei duro para começar da melhor maneira»

Evandro Paulista apresentou-se na sala de imprensa naturalmente satisfeito. O avançado brasileiro fez a estreia com a camisola do Belenenses, depois de ter sido lançado por Jorge Jesus, e seis minutos depois fez o empate diante da União de Leiria, em jogo que o Belenenses acabaria por vencer (2-1):

«Treinei duro para começar da melhor maneira e foi bom ajudar a conquistar os três pontos para o Belenenses. Foi um jogo muito difícil. As duas equipas atacaram e defenderam muito bem. Tive oportunidade de marcar e no decorrer do jogo a equipa mostrou força e determinação, acabando por fazer o segundo. Agora é trabalhar para que os golos continuem a sair e possa dar mais vitorias ao clube.»

[sobre o jogo com o Bayern de Munique, a contar para a Taça UEFA] «Temos tido sempre jogos difíceis. O Bayern é uma equipa grande mas temos pensamento positivo e vamos tentar marcar um golo e quem sabe sair com uma vitória de lá.»


Hugo Alcântara (Belenenses) e o B. Munique: «Mexe com a cabeça dos jogadores»

Hugo Alcântara, autor do golo da vitória do Belenenses frente à U. Leiria, em declarações na flash interview da Sporttv:

«A equipa vinha de maus resultados e felizmente conseguimos alcançar os três pontos. Fico feliz por ter contribuído para a vitória. Estávamos concentrados no jogo com o Leiria, agora vamos descansar e recuperar forças, depois pensar no grande jogo com o B. Munique. Estes jogos mexem com a cabeça dos jogadores, mas queremos estar mentalizados e fazer um bom resultado na quinta-feira.»

Sem comentários: