quarta-feira, setembro 26, 2007

O que é feito de... Chalana?


O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Mapuata, um avançado poderoso que actuou no nosso clube na década de 80.

O Mapuata Esalo veio para o nosso clube na época de 1986/87 trazido pelo técnico belga Henri Depireux. Formou um forte ataque com o nosso búlgaro Mladenov.

Está ligado pela negativa ao famoso "caso Mapuata" em que perdemos 2 pontos na secretaria a favor do Marítimo por utilização ilegal dele.

[Excerto de um artigo publicado no jornal Record em 2006:
"Caso Mapuata", o episódio que em 1987 fez com que o campeonato da I Divisão passasse de 16 para 20 clubes. Na altura, o Marítimo (0-1) com o Belenenses e alegou que o jogador Mapuata estava mal inscrito. O Conselho de Disciplina da FPF não deu provimento à queixa maritimista e os insulares recorreram para o Conselho de Justiça, órgão que veio dar-lhes razão. Ora, em função disso, foi averbada derrota por 0-3 ao Belenenses e o Marítimo, que somava 23 pontos, passou a contar com 25, evitando a despromoção. O Salgueiros (24 pontos) sentiu-se lesado e abriu a discussão na Associação Nacional de Clubes. A história termina com um alargamento impensável para 20 clubes, uma vez que o campeonato não podia ter um número ímpar de concorrentes. O Salgueiros garantiu a manutenção, mas Elvas e Farense, a reboque da decisão, também não desceram. Rio Ave, Sp. Espinho e V. Setúbal foram promovidos. E o Penafiel, segundo classificado da liguilha, foi repescado, por forma a que a prova não fosse disputada apenas por 19 equipas.]

Pela positiva os vários golos que marcou com nossa camisola, destacando-se o golo marcado ao Barcelona em eliminatória da taça UEFA.

Era um jogador possante, batalhador, uma força da natureza. Após sair do Belenenses foi para o futebol suíço onde teve uma grave lesão tendo estado vários dias em estado de coma.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Chalana, um extremo esquerdo que passou pelo nosso clube já na fase descendente da sua carreira . Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Sem comentários: