quarta-feira, outubro 10, 2007

O ciclo virtuoso!

Após uma breve interrupção devido ao jogo para o campeonato nacional vamos continuar com os artigos de opinião sobre a participação do Belenenses na Taça UEFA.

Blog do Belenenses: João Diniz

Muito se pode escrever e dizer sobre o jogo frente ao Bayern, sobre o interesse da UEFA em ter um clube como o Belenenses na fase de grupos e um clube como o Bayern fora da competição, sobre as tácticas das equipas e sobre a sorte ou o azar nos diversos lances dos jogos – mas a verdade é que desde o sorteio que o destino estava traçado.

Vou deixar as questões futebolísticas para outros com mais propriedade comentarem, a meu ver existem outros pontos menos lúdicos mas com bastante interesse para o clube para serem debatidos.

Primeiro gostaria de congratular todos os que foram assistir ao jogo ao vivo e que demonstra que o clube está muito mais vivo do que parece – em duas ocasiões recentes, na final da Taça de Portugal e nesta eliminatória da Taça UEFA, os adeptos responderam de forma positiva. O lado menos positivo desta mesma observação é o porquê de estes mesmos adeptos não aparecerem regularmente. Pergunto-me se estes adeptos foram ver o Belenenses ou ver o Bayern. Não me interpretem mal porque qualquer adepto será sempre bem-vindo em qualquer ocasião.

Em defesa dos adeptos que não aparecem regularmente nos jogos do Belenenses poderemos falar da qualidade dos espectáculos produzidos pela nossa equipa frente às equipas do campeonato nacional. Por outro lado está mais que provado que as equipas se motivam pela presença de apoiantes e que isto consequentemente empurra a equipa para a vitória e, novamente, as vitórias moralizam as equipas o por sua vez gera mais vitórias. Não podemos esperar que seja a equipa a moralizar e apoiar os sócios, o conceito funciona exactamente no sentido contrário.

Temos de criar um ciclo VIRTUOSO em que os adeptos ajudam às vitórias e que as vitórias trazem mais adeptos. Para que não tenhamos que esperar mais 18 anos para viver estas emoções temos mesmo de o fazer. À rara excepção de alguns clubes, não existem clubes bem sucedidos sem adeptos!

Deixo para outro artigo o debate sobre os méritos de algumas iniciativas neste campo, mas gostaria de terminar afirmando que o problema do público e dos sócios é o problema central ao Belenenses. Tem de se inverter a tendência e isso depende, não só, da direcção da SAD mas, também, de todos nós.

Um abraço a todos
João Oliveira Diniz

Sem comentários: