sexta-feira, outubro 12, 2007

RUGBY: Uma realidade a valorizar dentro do Clube

Blog do Belenenses: Rui Vasco

A participação dos Lobos no Mundial de Rugby despertou muita gente para a realidade da modalidade no nosso país, e motivou reacções tão apaixonadas como contraditórias nos media. Houve quem se emocionasse com a paixão dos jogadores nacionais, e houve quem se irritasse com a meia página de jornal desportivo que a selecção roubou ao futebol (o que se percebe visto que em jornais de 48 páginas o futebol ocupa em média apenas 40...).

A verdade é que ninguém ficou indiferente aos «Lobos», e diz-se mesmo que o
Portugal x Nova Zelândia foi visto em directo por cerca de 2 milhões de espectadores no território nacional... Impressionante!

Ora, o Belenenses tem nesta participação dos Lobos um papel fundamental! É
que, para além dos 5 jogadores seleccionados, do fisioterapeuta requisitado, do preparador físico que é ex-jogador e ex-treinador do Belenenses, o nosso clube esteve presente em toda a fase de apuramento para o Mundial, e ao longo dos últimos anos forneceu à equipa nacional mais de uma dezena de jogadores, incluindo um seu capitão (João Uva).

O reconhecimento público da qualidade da nossa escola de Rugby tem sido notório: o número de jogadores das escolas aumentou consideravelmente, e a SIC até veio ao Restelo filmar um treino dos nossos escalões sub-16, dando a conhecer ao país a pujança actual da modalidade dentro do nosso clube.

A equipa sénior também cresceu, e actualmente o número de jogadores a treinar excede os 40, quando no ano passado raramente passava dos 25. O clube investiu de forma pensada e sustentada em contratações - também para compensar as saídas dos luso-argentinos Spachuk e Murré, que partiram para o estrangeiro - e os objectivos voltam a passar pelo título nacional, que nos escapa desde 2003.

Da esquerda para a direita: Diogo Miranda (ainda junior, a jogar nos séniores), David Mateus e Diogo Mateus. Duas gerações cheias de qualidade no Rugby azul.

Naturalmente que o esforço dedicado e amador da secção de Rugby tem que ser acompanhado por esforços de todos os outros agentes envolvidos. O Clube, depois de um início de temporada atribulado na sua relação com o Rugby, começa agora a trabalhar de forma mais eficaz no apoio à modalidade. Mas é preciso mais apoio (é sempre preciso maior apoio...).

Os associados do Belenenses também poderão desempenhar um papel fundamental na conquista do tão ambicionado título, comparecendo aos jogos caseiros da nossa formação. É que não basta dizer ou escrever que o Rugby é uma modalidade que muito dignifica o clube... Importa reconhecer essa importância do Rugby com apoio efectivo!

A secção de Rugby tentará desenvolver um conjunto de actividades em torno dos jogos que motive os associados e adeptos do clube a aparecer no Restelo para gritar “Belém!”. Essa é uma responsabilidade que pessoalmente assumo, embora não dependa só e apenas da minha vontade...

Mas para que este esforço resulte, os sócios terão - por amor ao clube - de fazer um esforço (mínimo) para aparecer, compreender o jogo (é bem mais fácil de entender do que parece...) e ser nele um agente activo. Como acontece nas outras principais modalidades do clube!

Importa valorizar o Rugby dentro do Clube. E essa valorização passa por todos e cada um de nós.

Sem comentários: