segunda-feira, outubro 08, 2007

Taça UEFA: balanço

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O regresso do Belenenses às competições europeias deu-se 18 anos após a ultima participação na Taça UEFA e 5 anos depois da participação na Taça Intertoto e pode-se concluir que o balanço foi bastante positivo.

Se relativamente aos dois jogos disputados em si, o Blog do Belenenses já publicou as respectivas crónicas, vamos agora dedicar-nos aos aspectos que rodeiam esta participação.

Destacamos como aspectos positivos desta participação, o encaixe financeiro (*), a vertente desportiva, o reconhecimento e prestígio internacional (*). Os asteriscos significam aspectos positivos com alguma reserva.

E como destaques negativos, o pobre aproveitamento do momento, o preço dos bilhetes e o interesse, ou falta dele, dos media portugueses.

Belenenses

Encaixe financeiro

A comunicação social fala num encaixe financeiro a rondar um montante entre 500 mil e 1 milhão de euros. Em principio, e à partida, este valor é bastante razoável uma vez que representa cerca de 10 a 20% do orçamento anual da presente época.

No entanto, parece-nos que este montante deve-se quase exclusivamente aos direitos pagos pela televisão alemã ZDF, e se for assim, torna-se evidente que o clube não conseguiu rentabilizar esta participação na totalidade. Não houve transmissão do jogo no Restelo, não vemos patrocinadores novos, não enchemos o estádio, não vimos o clube a aproveitar estes dois jogos para chamar mais adeptos e conquistar mais sócios, etc.

Ou seja, o encaixe financeiro foi bom mas podia ser melhor!

Belenenses

Preço dos bilhetes

Directamente relacionado com a vertente financeira está a assistência e o preços do bilhetes. Podemos considerar que preços para sócios a 10€, para um jogo frente ao poderoso Bayern, são bastante razoáveis e o facto da bancada poente do estádio estar praticamente cheia é sinal de que a direcção acertou.

Infelizmente já não podemos dizer o mesmo relativamente ao preço dos bilhetes para simples adeptos ou simpatizantes. Neste caso, o bilhete mais barato foi de 30 eur (para o Topo norte) e as centrais custaram 50 eur. O resultado foi ter as restantes bancadas com cerca de 10% de ocupação.

Assistiram assim ao jogo menos de uma dezena de milhar de pessoas (os números variam entre 7 e 10 mil) pelo que o objectivo de encher o estádio e construir um "inferno azul" falharam. Muito provavelmente com os bilhetes mais baratos a receita de bilheteira seria superior, mas mesmo que não fosse, já estava garantido o dinheiro da trasmissão, pelo que não se percebe a opção tomada para a prática destes preços.

A estratégia poderia ser transformar adeptos em sócios, aproveitando o facto de agora os ex-sócios poderem recuperar o número antigo (embora perdendo a antiguidade) sem pagarem as quotas em atraso, mas se assim foi, a mensagem não foi transmitida.

Belenenses

Vertente desportiva

Apesar das duas derrotas o Belenenses demonstrou que sabe jogar bem à bola e a grande diferença entre os orçamentos dos dois clubes não ficou demonstrada em campo. Esta participação valeu sobretudo pela experiência adquirida para os próximos anos. Esperemos que os jogadores encarem todos os jogos da liga portuguesa com o mesmo empenho que tiveram na Taça UEFA.

Pode-se dizer que o Belenenses saiu da competição pela porta grande e apenas seria melhor se tivéssemos ganho um dos jogos, provocando um enorme susto no poderoso Bayern.


Reconhecimento internacional e prestigio

Esta participação na Taça UEFA foi fundamental para o Belenenses recuperar o reconhecimento e prestigio internacional. Jogando contra o Bayern, fazendo boa figura, e principalmente se conseguirmos novos apuramentos nas próximas épocas, poderão ser o ponto de partida para o crescimento do clube.

O crescimento do clube - futebol -, e da massa popular que apoia o clube, tem que ser dado através do apuramento regular para as competições europeias.

No entanto, a assistência reduzida no jogo do Restelo, não deixou de ser um embaraço para o clube. Prova disso mesmo é a crónica do jogo no site do Bayern que classificou de estranho o ambiente no estádio do Belenenses - parecia que o jogo não era para levar a sério!

Belenenses

TV's portuguesas revelaram falta de interesse

O comentário de José Manuel Delgado no jornal A Bola diz tudo:
«A RTP (...) cumpriu desta feita a sua função de serviço público ao transmitir um dos quatro jogos com equipas portuguesas na ronda de ontem da UEFA. Porém, a Sport TV - que é um canal privado em pay-tv - não deu qualquer atenção às partidas em que intervieram Braga, Leiria e Belenenses, preferindo a transmissão em directo dos "emocionantes" Erciyesspor-Atlético de Madrid, FC Copenhaga-Lens e Rapid Viena-Anderlecht. Pode dizer-se que a Sport TV não tinha a obrigação formal de dar atenção a arsenalistas, leirienses e azuis do Restelo. Mas a verdade é que o canal temático de desporto, que gosta de se arvoar em salvador das finanças dos emblemas lusos, virou-lhes as costas, passando uma preocupante mensagem: lutar por uma competição europeia não vale a pena, o prestígio não compensa a despesa, nem que um dos adversários seja o Bayern de Munique..."» Apenas acrescento à SportTV a SIC e a TVI.

Em jeito de conclusão, a participação nas competições da UEFA foi positiva mas o clube não soube aproveitar esta oportunidade da melhor forma. Imitando um pouco Marcelo Rebelo de Sousa daria uma nota de 13 ao clube e de 15 à equipa técnica + jogadores.


Fotos de Luis Silva - cruzdecristo.blogspot.com.

Sem comentários: