sexta-feira, novembro 09, 2007

A Desorganização, Organizada, e os treinos de Rugby.

Blog do Belenenses: Farwest

Todos sabemos que a paixão por um Clube desportivo, é um sentimento que não tem explicação.

Gosta-se do Belenenses, porque se gosta !!!

É assim e pronto !!!

Mas um Clube desportivo, e em particular o CFB, tem de ser uma entidade Racional.

É além de tudo, em primeiro lugar um veículo que gera paixão, que gera actividade, e que tem como primordial função, a difusão do espírito desportivo e cívico nas suas mais puras vertentes.

Mas para se ser Racional, tem de se ser Organizado.

A Organização, é antes de tudo um meio de Gerir e Controlar.

• GERIR – Antes do mais e fazendo uma busca rápida pelos seus diversos sentidos encontramos os seguintes termos para esta palavra:
- Administrar; Coordenar; Disciplinar; Governar; Orientar etc .

• CONTROLAR – Fazendo o mesmo exercício para a palavra controlar:
- Conferir; Fiscalizar; Inspeccionar; Superintender; Verificar etc.

Nada do que acima descrevemos, terá qualquer viabilidade ou sentido, sem haver desde logo um grande sistema de Organização instalado, o qual permita a qualquer momento, responder ou fazer face a todas as situações inesperadas ou de caracter quotidiano.

É impensável no nosso Clube enfrentar aquela situação tão comum que se caracteriza por :
- Quem cá está não resolve, quem resolve não está cá !

E é isto que se passa muitas vezes no nosso País e por força da razão no nosso CFB.

Não conheço nem de leve a estrutura do nosso Clube, mas que transparece para o exterior que vive numa profunda Desorganização Organizada, lá isso infelizmente parece.

E isto a todos os níveis, secretarias, informações, loja azul, cartas que são enviadas e que nunca mereceram resposta, etc ...

É que esta Desorganização Organizada por muito que nos custe reconhecer só convém a quem por incapacidade ou por desleixo se instala no Poder, por mais pequeno ou insignificante que este seja, e por lá se quer manter sem GERIR e não dando possibilidade de alguém CONTROLAR, os actos que ao longo do tempo foi executando, por culpa da própria DESORGANIZAÇÃO que tão ORGANIZADAMENTE ao longo do tempo organizou.

Este é um tema de perfeita actualidade Clubista e até Nacional, e há que fazer a inversão deste estado de coisas começando por nos Auto-Auditarmos. A nossa auto-crítica construtiva e independente, não olhando a nomes, títulos, posições ou estatutos pessoais adquiridos é fundamental. Devemos ter como objectivo encontrar urgentemente as não-conformidades, menores ou maiores, e daí partirmos para as melhorias voluntárias e necessárias.

A transformação profunda de mentalidades, o fazer sentir que a qualquer momento é possível mexer com os estatutos adquiridos, é por si só, o primeiro passo para o sucesso, seja ele na conquista de títulos desportivos, seja ele na passagem para o exterior da imagem de uma Instituição respeitável.

Não podemos nunca esquecer que o CFB, está acima das pessoas que a cada momento o GEREM e CONTROLAM, ou pelo menos o deveriam fazer.

Claro que estes são processos com dor e até talvez sangue.

Mas as Operações Cirúrgicas que salvam vidas também o são ...

De certo que dentro do nosso CFB haverá alguém com capacidade, vontade, e seriedade suficientes para desde já, parar, pensar e actuar.

O tempo que se perde hoje, não será recuperável amanhã.

Um abraço do
Farwest

Sem comentários: