sábado, novembro 03, 2007

LIGA 07/08 #09: Porto 1 x Belém 1 - crónica

Blog do Belenenses: Luis Vieira

O Belenenses foi ontem ao estádio do Dragão empatar 1-1 contra o campeão em titulo - o FC Porto - obrigando-o a ceder os primeiros pontos da época num bom espectáculo de futebol onde a nossa equipa realizou uma das suas melhores exibições.

O Porto começou o jogo a efectuar, como era esperado, uma grande pressão ao que a nossa defesa respondeu muito bem a destruir todas as jogadas do ataque adversário. Mas quando o jogo estava mais equilibrado é um mau passe de um jogador azul aliado a um enorme erro da equipa de arbitragem que permite ao Porto adiantar-se no marcador. Hélder Postiga que está uns dois metros em fora-de-jogo bate num remate forte o nosso guarda-redes Costinha.

O Belenenses chega a acusar o golo mas rapidamente começa a tomar o controlo do meio-campo. No entanto, o marcador não é alterado até ao intervalo.

Logo no ínicio da etapa complementar Roncatto inventa uma excelente jogada e permite a José Pedro marcar o golo do empate. O lance do golo é espectacular: Roncatto parte quase do meio-campo e depois de se desembaraçar de vários adversários assiste José Pedro que, em desequilibrio, passa a bola entre as pernas de um defesa portista para logo a seguir "picar" o esférico por cima do guarda-redes.

Depois do golo o Porto ataca mais mas quase sempre a abusar dos lances em fora-de-jogo. Os arbitros teimavam em não assinalar essas faltas até que chegou um ponto, face ao número exagerado de jogadas em "offside", que já não podiam deixar de o fazer.

Destaques positivos para Silas (na primeira parte), Roncatto, José Pedro e Costinha que faz uma defesa milagrosa no fim da segunda parte.

Destaque negativo para equipa de arbitragem. Já agora uma pergunta: as regras do futebol não se aplicam ao menino d'ouro/protegido Quaresma? Só ontem devia ter levado, no mínimo, dois amarelos e um vermelho directo.

Subimos para o 7º lugar, e agora seguem-se dois jogos em casa - Leixões e Estrela - onde somos obrigados a ganhar. Com esses 6 pontos o Belenenses pode-se lançar para atacar os primeiros lugares.

Parabéns aos jogadores e equipa técnica!

Dado estatístico curioso: até à oitava jornada tinhamos uma média de 2 cartões por jogo. Neste ultimo foram mostrados 6(!!!) cartões amarelos a jogadores azuis.


Blog do Belenenses: belenenses.port5.comConsulte as estatisticas do jogo em belenenses.freehostia.com.

Sem comentários: