segunda-feira, novembro 05, 2007

O Império dos Sentados

Blog do Belenenses: Carlos Figueiredo

Domingo, dia 28 de Novembro pelas 15h ia eu pela A1, sentido sul – norte, ainda a remoer o empate caseiro do dia anterior, e ao ver o que se me deparava em sentido contrário, não podia desta vez deixar passar em claro uma situação que me aflige (uma, porque existem muitas) no meu clube.

Resumindo o que pouco interessa, em sentido contrário passavam por mim ordas de BUS cheios de adeptos benfiquistas que rumavam à luz, para um jogo da 9ª jornada, com o Benfica a 8 pontos do líder incontestado, e contra o Marítimo que sem desprimor para este, não é um clube que puxe muitos adeptos como é por exemplo o nosso Belém! Soube depois que estavam 45 mil adeptos na luz o que depois de ver o que vi não foi espanto para mim.

Agora o que nos diz respeito! Eu não pretendo que nos colemos ou imitemos a grandeza quer positiva quer negativa que esse clube da 2ª circular tem em peso bruto no nosso país, simplesmente porque nós somos nós, temos a nossa grandeza e o nosso capital de importância que muito me orgulha quando desperto de manhã a cada dia.

O busílis que venho aqui apresentar é o seguinte: temos filiais e núcleos espalhados por este país e mesmo pelo mundo, para dizer que temos é isso? Para que serve este associativismo ligado ao CFB? Serve para virem ao Restelo uma vez por ano a mais um lanchezinho? E quem vem a esse lanchezinho, as bases ou apenas os seus representantes? Serve para cativarem os mais novos as serem do CFB desde pequeninos? Serve para captar jogadores das suas terras e fornecê-los à casa mãe que é o CFB? Meus amigos, se é para algo mais digam-me, porque se é para isto estamos a falhar redondamente! O CFB despreza não só os sócios, adeptos e simpatizantes de perto bem como os de longe!

A minha ideia, e estabelecendo o paralelismo com a minha introdução, porque é que não se dá um estímulo a estas filiais e núcleos a se organizarem e virem ao Restelo ver um jogo por mês? Já nem digo os 2 jogos que existem geralmente por mês no Restelo, mas apenas um! Se existe tanta gente a entrar à borla no Restelo sem pagar um tosto, porque não oferecer convites a esta gente? Porque não estabelecer parcerias com empresas de BUS para que as viagens fiquem mais baratas? Sendo a freguesia de Santa Maria de Belém umas das maiores freguesias de Lisboa, e com um número sem fim de escolas, porque não ir junto dessa população - alvo e tentar cativar futuros Belenenses, convidando-os para irem ao Restelo?

Meus amigos, os convites existem e jogo após jogo estamos a distribuí-los cada vez mais aos mesmos, sendo que deste grupo restrito ou por afastamento ou mesmo por morte somos cada vez menos e o Restelo é cada dia mais que passa uma desolação.

Não sei até onde estas ideias esbarram nas estruturas de recursos humanos do CFB onde tudo ainda continua a ser feito por carolice, boa vontade e Belenensismo. Preferia ter um amadorismo profissional mas temos um profissionalismo amador em que parecemos um carrinho de rolamentos numa auto-estrada! Estamos numa 1ª Divisão do ano 2007 para quem ainda não se apercebeu..

Deixo este artigo a quem de direito, ou seja Direcção e Responsáveis pelo Marketing do Clube de Futebol “Os Belenenses”.

Porque quero ver ainda o Restelo assiduamente bem composto e porque quero que os meus filhos um dia possam ainda a vir ser do meu Clube.

Carlos Figueiredo
Sócio 6396

Sem comentários: