quarta-feira, dezembro 12, 2007

Ainda o Caso Mateus

Blog do Belenenses

O Caso Mateus voltou hoje a ser notícia. Para conhecimento dos belenenses seguem notícias publicadas ainda ontem no Diário Digital, bem como artigo na Bola online esta tarde sobre a reacção da Federação Portuguesa de Futebol.

O Blog do Belenenses continuará a acompanhar este já eterno assunto.


Caso Mateus: tribunais consideram-se competentes - Gil Vicente

O Gil Vicente anunciou hoje, em comunicado, que o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa lhe deu razão quanto à possível apreciação do chamado «caso Mateus» por tribunais administrativos, os quais terão competência para apreciar matéria contida na regulamentação desportiva.

O Tribunal negou provimento à defesa da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, na parte em que estas pediam que o processo não fosse apreciado, justamente a argumentação de falta de competência.

O Gil Vicente relembra o essencial do «caso» Mateus, que remonta à época de 2005/2006, quando o clube recorreu aos tribunais para poder utilizar aquele jogador na Liga, vindo depois a ser sancionado por isso com a descida à Liga de Honra.

O clube de Barcelos recorda ainda que não concordou com a punição e voltou a recorrer, pedindo a declaração de invalidade, num processo que ainda espera por decisão final, no Tribunal Administrativo de Lisboa.

«Foi posição do Gil Vicente que os tribunais administrativos podem e devem apreciar os processos relativos a todos os aspectos que não tenham a ver com questões 'estritamente desportivas', como é o caso», refere ainda o comunicado, sublinhando o clube ter o tribunal referido que «nenhuma outra questão obstava da ilegalidade da decisão de descida».

Fonte do clube de Barcelos garantiu hoje à Agência Lusa que o prazo para recurso desta decisão já terminou, não tendo sido apresentado qualquer pedido pelas partes envolvidas. .

O Gil Vicente finaliza o comunicado a reiterar a «confiança nos tribunais para apreciarem o processo e fazerem a justiça devida», que passará pela anulação da sanção, repondo o clube «ao lugar a que tem direito» e «atribuindo-se a justa indemnização pelos avultados prejuízos incorridos».

Diário Digital / Lusa 11-12-2007 19:03:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=125&id_news=309035


«Caso Mateus»: FPF reage a comunicado do Gil Vicente

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) reagiu em comunicado à nota ontem divulgada pelo Gil Vicente sobre o despacho do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa (TACL), em que é negado provimento à defesa da FPF e da Liga, que alegam que o «Caso Mateus» é uma matéria estritamente desportiva.

O clube de Barcelos, recorde-se, recorreu aos tribunais civis para utilizar o avançado angolano na época 2005/06 - tendo sido punido com a descida de divisão -, voltando então a apresentar recurso «para obter a declaração de invalidade dessa punição». O processo encontra-se pendente no TACL, que ontem se pronunciou, mas sem que a sentença seja ainda definitiva, como, de resto, a Federação sublinha em comunicado.

http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=132395&tema=1

Sem comentários: