sábado, janeiro 05, 2008

A Voz do Leitor: III - Actos cobardes




Escrevo esta carta, com o objectivo de contribuir para a melhoria da segurança de todos aqueles que gostam de ver um espectáculo desportivo.

Dia 5 de Janeiro de 2008, S L Benfica pavilhão futsal - época 2007/2008 jogo S.L.Benfica - C.F. Os Belenenses , bancada A , 15:25h.

Estes são os dados que funcionam como ónus da prova do que vou relatar.

No fim do jogo supra referido quando me deslocava, acompanhado pelo meu filho menor e um amigo, para a minha viatura particular que se encontrava estacionada nas imediações do pavilhão desportivo já referido fomos barbaramente agredidos por mais de 50 indivíduos do sexo masculino, claramente identificados com cachecois e adereços do Sport Lisboa e Benfica, a cerca de 20 metros da saída do pavilhão onde decorreu o jogo.

Defendemo-nos como podemos, mas obviamente que não conseguimos evitar o espancamento e a destruição de alguns objectos pessoais como por exemplo, óculos, relógio, telemóveis, roupa e documentos pessoais.

Este acontecimento foi presenciado por centenas, para não dizer milhares de outras pessoas que transitavam por os mesmos motivos mas, que não tiveram a coragem de intervir para ajudar um pai, um filho e um amigo, que estavam a ser alvo de um linchamento público pelo simples motivo de pertencerem e estarem com um cachecol do Belenenses.

Ao fim de cerca de 15 minutos é que apareceram alguns spotters, para nos livrarem das "garras" dos agressores em elevado número, quero crer que se esta intervenção tivesse demorado mais tempo, provavelmente não escreveria esta carta, porque um dos agressores tinha em seu poder uma faca de ponte e mola, com uma lâmina bastante grande que tentou nos esfaquear.

Pedi protecção mas as autoridades presentes disseram-me que não possuíam elementos necessários, humanos e materiais para me garantirem segurança.

Surpreendido com a resposta sugeri então, que pelo menos um agente nos escoltasse até à minha viatura particular para eu regressar a casa.

Fiquei por minha conta e risco!

Considerei deslocar-me ao hospital para ser observado porque as agressões tinham sido imensas e posteriormente apresentar uma queixa numa esquadra da PSP.

Nada disso fiz, preferi vir para casa o mais rapidamente possível e tratar eu próprio das minhas e do meu filho feridas e hematomas, o meu amigo procedeu da mesma forma.

Esta minha carta têm um propósito, alertar para a segurança nas áreas envolventes onde se realizam eventos desportivos de forma a garantir a todos aqueles que gostam de desporto que no fim não sejam molestados pelos adeptos adversários.

Também pedir e exigir mão de ferro às autoridades, para fiscalizarem os grupos denominados "Claques de futebol", no sentido desses grupos não actuarem como "Gangs" armados e organizados.

Espero que este meu testemunho dramático, mas real, não passe de mais uma carta e que mereça a devida atenção.

Continuarei a assistir a eventos desportivos, mas infelizmente vou redobrar os meus cuidados para que não seja novamente alvo de uma situação como esta.

Sem comentários: