sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Caso Meyong: notícia maisfutebol

Belenenses - MaisfutebolCaso Meyong

«Caso Meyong»: Belenenses pondera basear defesa no exemplo inglês

O Belenenses ainda não recebeu qualquer acusação formal da Liga, relativamente ao Caso Meyong. Só após esse acto é que pode ser apresentada a defesa, no prazo de cinco dias úteis. Um dos argumentos que deve ser invocado pelos responsáveis belenenses é o facto de, em Inglaterra, ser autorizada a utilização por três clubes na mesma época.

Na teoria, a lei da FIFA é igual para todos, mas em terras britânicas é feita outra interpretação. A federação inglesa (FA) atribui um estatuto diferente aos empréstimos acordados entre clubes daquele país. Esse tipo de movimentação do mercado não é tido em conta na tal restrição de três clubes por época.

Lee Martin e Shaleum Logan são exemplos disso mesmo. O primeiro começou a época no Manchester United, clube ao qual pertence e pelo qual jogou na Taça da Liga. Depois foi emprestado ao Plymouth, tendo realizado dez jogos. Já no mês de Janeiro foi novamente emprestado, desta feita ao Sheffield United, emblema pelo qual também já jogou. Com Logan passa-se o mesmo. Pertencente aos quadros do Manchester City, foi utilizado por Eriksson em duas partidas da Taça da Liga. Depois foi cedido ao Grimsby Town (cinco jogos) e agora está no Scunthorpe United (já com quatro jogos cumpridos).

Meyong encaixa neste perfil, pese embora estivesse a actuar em Espanha e não em Inglaterra. O avançado camaronês começou no Levante, por quem jogou doze minutos, e depois foi emprestado a um clube do mesmo país, no caso o Albacete. Seguindo a interpretação inglesa a transferência para o Belenenses seria contabilizada como a segunda da época.

Passaporte não faz referência à utilização no Levante

Outro argumento que o Belenenses pretende utilizar numa eventual defesa é o facto de o passaporte desportivo de Meyong não fazer referência ao jogo realizado esta época com a camisola do Levante.

O documento, enviado pela federação espanhola para a congénere portuguesa, apenas fazia referência ao Albacete na presente temporada. Isto porque o Levante já está associado à época 2006/07, ano em que o jogador foi contratado. Mas o Belenenses, que se prepara para a eventualidade de ter de apresentar uma defesa, pondera fazer referência a este facto, alegando que o jogador só tinha uma inscrição feita."

Sem comentários: