quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Peço Desculpa!

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues

Regresso à Blogosfera para pedir desculpa aos Belenenses de bem, mas acima de tudo ao Belenenses, pelo mal que a Blogosfera azul lhe tem feito. Regresso porque são já situações a mais criadas / encenadas / potenciadas pelos blogs e respectivos heróis de teclado, anónimos e afins. E tenho de pedir desculpa porque, sendo eu um dos pioneiros da Blogosfera azul, não era nada disto que dela esperava.

Peço pois desculpa porque um espaço que se notabilizou por ser de discussão e contributo para o clube, descambou rapidamente numa Feira de Vaidades, numa Montra de Demagogia, num Ataque Diário Baixo e Sujo a Pessoas, Ideias e Projectos e, descobri hoje, mas já desconfiava, transformou-se numa Arma.

A Feira de Vaidades é claramente o lado menos negativo da Blogosfera e de alguma notoriedade que através dela, vários “personagens” conseguiram. A feira de vaidades é, na verdade, um reflexo da nossa sociedade, e todo o mal do Belém fosse esse. Que todo o mal do Belém fosse – para pegar num “personagem” criado na Blogosfera e transposto para AG – o Zé Pastel que se mete em bicos dos pés para ver se engole um croquete e emborca um whisky. Se calhar temos é um problema grande quando não é o Zé Pastel, mas sim gente com responsabilidade no clube, para quem a grande preocupação é o croquete e o whisky. Adiante…

A Montra de Demagogia foi um segundo passo. Inteligente, sem dúvida, mas curiosamente que até tem sido mal explorado por quem tem tentado dessa forma intoxicar a opinião pública azul. Há bons demagogos e demagogos fraquinhos, e a Blogosfera azul tem mostrado demagogos acima de tudo inconstantes, incoerentes e demasiado óbvios. Gente que promete o paraíso em troca de meia dúzia de tostões. Gente que apregoa vestir Armani, mas que assim que “aparecem” a multidão grita “Vai nú!”. Gente que não se assume, mas mói. E todos nós sabemos que “água mole em pedra dura…”. E vai corroendo, lá isso vai. O problema é que corrói acima de tudo o clube. O mesmo que demagogicamente apregoa defender. É o clube que vai definhando na lassidão de ideias que dele brotam e na demagogia dos contestatários.

Em relação ao Ataque Diário Baixo e Sujo a Pessoas, Ideias e Projectos, é um tentáculo da tal Montra de Demagogia referida, e que se por um lado tem destruído pessoas, ideias e projectos, por outro tem demonstrado à evidência, a quem tenha um QI minimamente satisfatório, a tal demagogia reinante por estes lados e tem afastado destas lides e até mesmo das do clube pessoas inteligentes, sagazes e assertivas. Em detrimento do “chinelo na mão”, do clube de bairro, do “diz que disse”, do “agarra que é ladrão”, do “mata, mata!”. É triste quando é a própria blogosfera que ao se insuflar, está a esvaziar o clube. E isto acontece quando projectos do clube são “bloqueados” para vingarem na blogosfera e, lá está, servirem a Feira de Vaidades e a Montra de Demagogia… Ou quando em troca de uma “notícia bombástica” se joga na lama o nome do clube, o seu maior activo. É servir-se do Belenenses e não servi-lo. E o clube, como sempre e uma vez mais, vai definhando.

Quanto à Blogosfera poder ser uma Arma, descobri-o hoje. Há já algum tempo que se sabia poder este ser um fantástico meio de “suicídio”: quem não se lembra da famosa “entrada a pés juntos” de um candidato nas eleições de 2005, ou de uns quantos heróis de teclado que perderam as estribeiras e regurgitaram bílis a torto e a direito, acabando alguns por desaparecer sem rasto? Mas aí eram os blogs armas de auto-flagelação, incapazes de provocar efeitos nefastos noutros que não aqueles que manuseavam sem cuidado este “explosivo”. Mas, quando há coisa de um mês, surgiu um pontapé cobarde a Carlos Janela, depois de uma tarde inteira a instigar “as tropas” por este meio, surgiu em mim a inquietação: terão sido os blogs? Sim, se bem se recordam, se hoje Carlos Janela é por muitos visto como um injustiçado, há apenas um mês entoava-se a cantiga do bandido a quem tivesse coragem de fazer o trabalho sujo que purificaria o espírito Belenense e mostrasse ao país um clube mergulhado num problema e no qual os seus profissionais, competentes ou incompetentes, são agredidos na saída. Custou-me assistir e chegar tarde de mais e, mais ainda, ver depois na TV aquela vergonha. Acabei por ficar com certezas hoje, ao saber do “comentado” murro a um bloguista, no parque das piscinas, que se comenta por aqui e se fala pelo Restelo. E que ao que se diz foi precedido de ameaças também por este meio. E para cúmulo, a agressão foi perpetrada sobre a pessoa errada… Mais uma vez, é o Belenenses que passa uma imagem de clube em guerra civil, a ferro e fogo, com uma luta fratricida pelo poder e, acima de tudo, pelos “poderzinhos”. É a vergonha completa, ou antes a completa ausência dela. E é sempre o Belém que perde.

Por isso peço desculpa ao meu Belenenses, pelo tanto mal que a Blogosfera lhe tem feito. Não foi para isto que eu e tantos outros demos milhares de horas das nossas vidas. Foi para ver um Belém melhor e maior. Infelizmente, não só não o conseguimos, como criámos um monstro que está a corroer o clube e apesar da intenção generalizada ser positiva, os resultados são claramente negativos.

Levante-se a cabeça, olhem-se nos olhos os vaidosos, demagogos, brejeiros e cobardes, e caminhe-se. Não se lute contra eles, porque não vale a pena lutar contra a inoquidade. Antes haja forças e coragem para caminhar, sobre eles se preciso for, buscando no horizonte aquilo que o homem no cesto da gávea, há mais de 500 anos, perscrutava guiado pelo sonho e pelas velas com a Cruz de Cristo: o FUTURO! É disso que o Belenenses precisa. FUTURO!

Sem comentários: