sexta-feira, fevereiro 08, 2008

UM HINO AO FUTEBOL




EPISÓDIO #4 - UM HINO AO FUTEBOL

O Belenenses - Benfica de 12 de Outubro de 1975 foi provavelmente o melhor jogo de sempre a que assisti no Restelo.

Estávamos na 6ª jornada do campeonato de 1975/76 e a expectativa era tão grande que "A Bola" dessa época fala numa assistência de 60.000 pessoas! Lembro-me de ver espectadores até nos postes de iluminação! Isto num estádio que se diz que nunca encheu e com capacidade para 40.000 lugares.

Há três anos consecutivos que o Belenenses tinha uma boa equipa que lutava pelos lugares cimeiros da classificação: 2º em 1973, 5º em 1974 e 6º em 1975. Além da melhoria das classificações, após o declínio na segunda metade dos anos 60, a equipa jogava um bom futebol, lutando sempre afincadamente pela vitória. Apesar disso não conseguíamos vencer o Benfica desde 1967.

Nessa época o Benfica dominava completamente o futebol nacional, mas nessa tarde algo pairava no ar...

As equipas alinharam:

BELENENSES
Melo; Sambinha, Quaresma, Freitas e Cardoso;
Pietra, Isidro e Pincho;
Vasques, Artur Jorge e Gonzalez.

BENFICA
Bento; Artur, Barros, Eurico e Nelinho;
Toni, Vítor Martins(Diamantino, 63) e Shéu;
Jordão, Néné e Moinhos.

Vencemos por 4-2 após um jogo electrizante com seis(!) espectaculares golos e com incerteza no resultado até final. Foi de parada e resposta do princípio ao fim.

Aos 15 minutos PIETRA inaugurou o marcador com um remate de cabeça na sequência de livre cruzado por Gonzalez, 1-0.



Aos 32, o Benfica empata por JORDÃO que se isolou fazendo o 1-1.

Em cima do intervalo, VASQUES faz o 2-1 com uma «bicicleta» perfeita na sequência de um canto.

Logo no recomeço, aos 49, NÉNÉ, empata de novo o jogo, com um golo espectacular em remate de primeira, sem deixar cair a bola no chão, após cruzamento de Moinhos a meia-altura.

Aos dez minutos da segunda parte, de novo VASQUES a disparar um tiro do bico da grande área ao canto contrário da baliza e a fazer o 3-2. A perder de novo o Benfica foi à procura do terceiro empate, e o Belenenses do golo decisivo.

Após jogadas de perigo de parte a parte, adivinhava-se o golo da tranquilidade porque o Benfica tinha desguarnecido muito a sua retaguarda. No entanto este apenas chegou no último minuto, quando Pietra irrompe em dribles pelo meio do campo e cede a bola a ARTUR JORGE que rodopiou sobre Eurico, entrou na área e sobre a meia-direita fuzilou Bento com um remate para o canto contrário.

Após o quarto golo, os adeptos do Belenenses invadiram o campo e levantaram Artur Jorge, manifestando assim a grande alegria pela confirmação de uma espectacular vitória num verdadeiro hino ao futebol! E assim «matámos um borrego» com já longos nove anos.

Após este jogo passámos a liderar a classificação e, no dia seguinte, o título de "A Bola" era «Olha lá, Belenenses e se lutasses pelo título?». No final do campeonato ficámos num excelente 3º lugar que poderia ter sido primeiro se tivéssemos um "banco" à altura dos titulares.

Sem comentários: