segunda-feira, março 31, 2008

Chega de ditaduras

Blog do Belenenses: Manuel Salema Garção

Ainda na ressaca devido ao jogo de ontem e com uma forte dor de cabeça escrevo este artigo com a menor das vontades e ainda de luto pelo nosso falecido Presidente Engenheiro Cabral Ferreira, por quem sempre tive uma grande estima e muita confiança, que descanse em paz.

Mas como a vida continua e para o nosso clube felizmente, ontem tive uma grande desilusão ao ver o meu clube mais ao menos pela 10ª vez esta época, a perder mais um jogo injustamente, a culpa? Não é do Jorge Jesus, muito menos dos nossos jogadores. Falo eu de arbitragens e espero que não me respondam em falta de vontade dos nossos... porque sinceramente os grades ali parecíamos nós! (e com todo este mal ainda me sinto um grande, basta ver o medinho destes pequenos considerados grandes quando jogam com nosso Belém).

Expulsões contra nós injustas, expulsões a favor não assinaladas, penaltis inventados contra nós, penaltis por marcar a favor, faltas e faltinhas a meio campo que acabam com um jogo em que os árbitros se limitam a virar a pestana... tem sido isto o Belenenses, pratica bom futebol e até começa a ganhar, acaba por perder e os nossos jornalistas a darem cotações fantásticas aos árbitros... pergunto-me! mas que mal fizemos nós? pergunto ao senhores da liga que estão eles a fazer melhor, que um corrupto boavisteiro que todos nós conhecemos? mal por mal, mais valia ter-se mantido tudo igual, ao menos o outro já tinha a fama e já sabíamos com o que tínhamos de contar.

Não me apetecia de todo falar nos 6 pontos que nos vão tirar... sim porque a minha credibilidade nesta liga e na FPF acabou há muito tempo, e por isso mesmo não desejo sorte alguma ao Sr. Madaíl para este Europeu... a minha selecção é o Belenenses, o nome de Portugal já está mais que apagado e não é só no futebol, até porque na política a coisa está tão má ou pior, quer a justiça de uma quer a justiça da outra são o vivo espelho do nosso país! Um lástima, caros associados e amigos.

Pergunto-me, se não fossem as arbitragens e casos Meyongs que têm perturbado os nossos atletas, em que posição estaríamos nós? 6º? 5º? ou mesmo no 2º?
Por amor de Deus, temos um passivo de milhões e estamos preocupados com isso... e o Sporting qual o passivo deste "grande" clube? 200 milhões? não devo, nem gosto de dever, mas porque é que a instabilidade de uns vai para os jornais, e a péssima gestão de outros é abafada nas primeiras páginas dos jornais com comentários do tipo "Génios à Solta" (capa da Borla de Hoje), mas quem são os génios desta liga? o Liedson? o velho Rui Costa? o Quaresma? são estes os génios, senhores jornalistas!? e o Jorge Jesus é o quê? e o Weldon quando marcou ao Benfica um golo de outro mundo... e os dois Vitórias pela grande época que estão a fazer? são o quê? pequeninos de orçamento mas grandes de alma porque não ganham um décimo do ordenado dos chamados grandes e ganham jogos e ligas e fazem um campeonato... e nós no meio disto tudo também não somos uns grandes génios? porque lutamos nas secretarias, no relvado e contra as arbitragens? onde estão essas palavras fantásticas que todos os dias vendem milhões de jornais? pois é a verdade desportiva está escondida, tantos anos a lutar pela liberdade de expressão e agora abusam dela... seremos nós meros associados a lutar pela liberdade desportiva nos 3 jornais desportivos? Seremos nós os responsáveis por não querer ir aos jogos para ver o nosso clube perder contra 14 jogadores de campo? sim porque logicamente quando um Leiria, um Belenenses ou um outro clube não metem mais de 1000 ou 2 mil pessoas, aí a noticia já merece outro destaque... sim senhores jornalistas nós já sabemos há muito tempo que a União não tem gente no estádio, mas também não precisam de repetir isso, prefiro que falem do Leiria quando este merece destaque na primeira página, quando uma equipa da liga vitalis fica 10 jogos sem perder... isso são noticias, a vergonha do nosso futebol é feita por vocês e hoje temos um campeão antecipado muito por vossa causa, pois ainda não perceberam que se equilibrarem o campeonato onde os "pequenos" também têm força, podem vender tanto ou mais jornais desportivos... onde está o vosso planeamento? no BENFICA!!! mas o Benfica ainda vende, quando nem metade do estádio está cheio!? Olhem para Espanha! Vejam os destaques da primeira liga, com Valências, Sevilhas, Maiorcas e onde o próprio Dady ex-jogador do Belenenses já marcou presença... por cá deram-lhe quartos de página com muita sorte, e um bocadinho daquela imagem onde ele chora a perda no jamor!

A liga é uma vergonha, os árbitros são uma vergonha, o senhores jornalistas permitem que estas vergonhas ocorram no nosso país! E viva a liberdade de expressão, espero que estas trafulhices e que os grandes senhores do futebol se tornem pessoas de bem e que consigam dormir de consciência tranquila como eu o faço todos os dias.

Mas voltando as costas a estas banalidades, fiquei contente, novo Presidente a quem desejo desde já muito boa sorte, cheia de alegrias e vontade de fazer o nosso clube crescer mais. Tive o prazer de o conhecer no jantar da sua candidatura e é sem dúvida uma pessoa certa no lugar certo, ouvi o seu discuso realista e só lhe peço trabalho e vontade de ver o nosso Belenenses nos lugares que lhes são devidos. Boa sorte Sr. Presidente.

Fiquei ainda mais feliz, pois vi os nossos lugares bem compostos e cheios de Belenenses, a minha alegria foi imensa, o nosso clube não está morto, muito pelo contrário! Vitoriosos nas consideradas amadoras (não as vejo assim e gostava que fossem vistas de uma outra forma). A melhor palavra é mesmo esta, ESTAMOS VIVOS MEUS AMIGOS, agora vamos todos daqui a 15 dias à Amadora e em sinal de protesto levem o vosso cachecol e um outro em tons escuros, vamos por fim a estas ditaduras que não são só nortenhas!

Grande abraço e FORÇA BELÉM!!!!

Sem comentários: