quarta-feira, março 05, 2008

Fernando Sequeira já trabalha como o próximo presidente

Blog do Belenenses: Luis Vieira

PhotobucketConfesso que no início olhei com alguma desconfiança para o único candidato e próximo presidente do nosso clube. Surgiram muitas dúvidas. Apenas apareceu uma lista? Onde anda o resto da “oposição”? Quem era Fernando Sequeira? Candidato do Conselho Geral? Enfim…

Mas há medida que os dias passam e há medida que começamos a conhecer as suas declarações aos meios de comunicação social, começo a ficar mais descansado e começo a ter alguma confiança para o futuro.

Exemplos das suas declarações são a sua posição relativamente ao caso Meyong, em que manteve o mesmo discurso do clube e em que eu receava alguns tiros nos próprios pés como houve por parte dos nossos dirigente logo no início do processo. Outro exemplo saiu no jornal de hoje: “Não me levem a mal, mas estou aqui para trabalhar, as declarações ficam para outro dia”. Nesta situação Fernando Sequeira demonstrou que não pretende passear nos media e que a motivação dele não é "aparecer". O que se pretende é trabalhar! Também estou a gostar que o clube não esteja a perder tempo e que esteja já a apresentar os dossiers aos futuros dirigentes.

No entanto, falta ainda ver quais são as ideias do próximo presidente! Ele já disse que quer “arrumar a casa”, falou em revisão dos estatutos, em modalidades auto-sustentáveis, incluindo o futebol, falou que na necessidade de uma politica de marketing, comercial, comunicação, etc. Muito bem, concordo com isso tudo, mas faltou uma coisa muito importante no discurso dele! Faltou a ambição! Ou seja, o que espera atingir no aspecto desportivo.

Concordo que o futebol tem que ser mais rentável, mas faltou dizer que tipo de futebol pretende. Uma equipa, com as contas em dia, mas a lutar apenas para a manutenção não interessa ao Belenenses. O objectivo mínimo do nosso clube tem que ser o apuramento para as competições europeias. É claro que não defendo a alternativa – a SAD endividada a lutar pela Europa – mas o futuro presidente tem que ser claro e dizer quais são os seus objectivos e estabelecer um calendário para a sua concretização!

Concordo que as modalidades têm que ser auto-sustentáveis, mas faltou dizer que elas têm que ter condições para lutar pelos respectivos campeonatos. Mais uma vez não nos interessa ter uma modalidade para ficar nos últimos lugares. Atenção, também não quero dizer com isto que uma modalidade deve acabar se tiver um ano mau, mas elas devem ter um objectivo mínimo – por exemplo, ser campeão pelo uma vez em cinco anos!

O facto do resto da lista ser composta por uma equipa de gestores também é positivo. Em princípio, é motivo para pensarmos que vamos ter bastante rigor na gestão, algo que na minha opinião tem faltado nos últimos anos.

Belenenses logo clubeConcluíndo, tenho gostado das suas intervenções mas penso que pode melhorar o seu discurso. Espero que revele em breve o seu projecto para o Belenenses e que tenha capacidade para lutar contra todos os lobbies instalados (dentro e fora do clube). Também penso que a minha opinião é partilhada pelos muitos adeptos azuis. Repare-se nos resultados do inquérito do Blog do Belenenses. Enquanto que nos primeiros dias havia 60% de opiniões negativas sobre o candidato esse valor passou agora para 49%.

O Belenenses está a atravessar uma fase em que precisa da união de todos os sócios e adeptos. A tarefa dos futuros dirigentes só terá sucesso se existir essa união e penso que os sócios já perceberam isso. Todos temos a obrigação de ajudar e já não temos margem para errar. Temos que aproveitar esta oportunidade!

Sem comentários: