sexta-feira, março 28, 2008

NUNCA TANTOS FICARAM CALADOS!



EPISÓDIO #11: NUNCA TANTOS FICARAM CALADOS!

Na última jornada do campeonato nacional de 1959/60, defrontaram-se Benfica e Belenenses no Estádio da Luz. O Benfica já era campeão e o Belenenses já era terceiro classificado, mas a grande curiosidade da "festa do título" residia na possibilidade de, pela primeira vez, um clube terminar o campeonato sem sofrer qualquer derrota, neste caso o Benfica, o que seria uma das mais sensacionais proezas do futebol mundial.

Uma multidão de 55.000 pessoas, quase todas adeptas do Benfica, acorreu à Luz para a celebração do título e da invencibilidade no final das 26 jornadas.

No dia 29 de Maio de 1960, as equipas alinharam:

BENFICA
Costa Pereira; Mário João e Ângelo; Neto, Artur (Cap.) e Cruz;
José Augusto, Santana, Águas, Coluna e Cavem.

BELENENSES
José Pereira; Rosendo e Moreira; Vicente (Cap.), Pires e Castro;
Tonho, Carvalho, Yaúca, Matateu e Estevão.


Photobucket

Na primeira parte, o Benfica entrou melhor e teve um ligeiro ascendente culminado com o 1-0, marcado aos 25 minutos por José Augusto. Pouco depois Águas perdeu uma boa oportunidade de fazer o 2º golo, e o jogo parecia encaminhado para mais uma vitória do imbatível Benfica, para grande gáudio da multidão presente. Mas...

A dois minutos do intervalo, Estevão infiltra-se pela direita e centra largo e sesgado. Matateu e Tonho fazem-se à bola, e o segundo toca-a para a baliza. No meio da confusão Artur safa sobre a linha de golo mas a bola bate em Mário João que faz auto golo. As equipas iam empatadas 1-1 para intervalo, mantendo-se a expectativa para a segunda parte.

No recomeço, a defesa belenense começou a acertar as marcações e a iniciar rápidos contra-ataques para os avançados, que causaram o pânico na defesa benfiquista. As ocasiões de golo sucediam-se, até que aos 65 minutos, Matateu marca um canto do lado esquerdo e Tonho de cabeça desvia para o lado esquerdo da baliza de Costa Pereira, fazendo o 1-2!

Quando a bola entrou, os jogadores «azuis» caíram nos braços uns dos outros. Ouviram-se algumas palavras e ouviu-se um silêncio profundo...dos 54.947 adeptos do Benfica, que ficaram calados, mudos e quedos!

Nunca tão poucos aplaudiram (estavam uns 50 adeptos do Belenenses), e tantos ficaram calados!

Photobucket

Até final do jogo, trocando a bola com intenção, os avançados belenenses fizeram «gato-sapato» da defesa do Benfica, tendo perdido várias ocasiões de «matar o jogo», com o desconcertante Matateu em grande evidência.

No final do jogo, um dos jogadores «azuis» que não jogou, exclamou em tom alegre para Matateu:
- Podias ter tranquilizado a gente. Se tens feito o 3º golo depois daqueles «driblings». Foste bera!

Tendo Matateu respondido:
- Não ganhaste? É o que foi preciso...

Na cabina do Belenenses, reinava a alegria. José Pereira e Otto Glória, o treinador, diziam que o resultado tinha sido escasso. Os benfiquistas reconheciam a justiça da vitória «azul», e quase não festejaram o título porque a invencibilidade tinha sido quebrada na última jornada pela única equipa que não perdeu com o Benfica nessa época (0-0 na 1ª volta, e 5-0 na Taça de Honra).

Aos milhares foram saindo os sorrisos amarelos da "Catedral"...

Yaúca disse que a vitória era um grande estímulo para a final da Taça de Portugal contra o Sporting...

Sem comentários: