quinta-feira, abril 17, 2008

O que é feito de... Di Pace?



Photobucket
O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-treinador Marinho Peres, um brasileiro que teve bastante sucesso no nosso clube.

Como jogador Marinho Peres ficou conhecido como Mário Marinho porque na selecção do Brasil que ele capitaneou no Mundial de 1974 havia um outro Mário. O Brasil foi eliminado da prova pela Holanda de Johan Cruijff. Viria a ser companheiro do holandês no ano seguinte no Barcelona.

Como treinador chegou a Portugal em 1986/87 para orientar o Vitória de Guimarães onde ficou em 3º lugar. Em 1987/88 assumiu o comando do nosso Belenenses a dois dias da 1 ª jornada nas Antas com o Porto. Perdemos por 7-1 e no fim do jogo ele disse que tínhamos equipa para os primeiros lugares. Certo é que ficamos em 3º e no ano seguinte, com a mesma equipa, ganhámos a Taça de Portugal (2-1 ao Benfica, após eliminarmos o Porto e o Sporting).

No nosso clube defronta para a Taça UEFA o Barcelona sendo eliminado com derrota em Camp Nou por 2-0 (golos sofridos nos últimos minutos) e vitória insuficiente no Restelo por 1-0 (golo de Mapuata).

Ruma a Alvalade onde fica de 1990 a 1992. Consegue chegar às meias-finais da Taça UEFA onde é eliminado pelo Inter de Milão. Regressa a Guimarães em 92-93 e volta a Portugal em 97-98 para comandar o Marítimo. Experiências que não tiveram sucesso.

No ano 2000 volta ao Restelo. Fica até 2003 e é despedido pelo próprio Sequeira Nunes depois de um jogo com a Académica. Na época 2001/2002, com ele novamente, ganhamos nas Antas (2-1) e no Restelo (3-0) e ficámos em 5º lugar no Campeonato.

Regressa ao Brasil para treinar o Juventude Caxias em 2003 e o Paysandu em 2006 onde só fica 15 dias. Actualmente é olheiro do Rio Branco.

O Marinho Peres foi, sem dúvida, dos melhores treinadores que tivemos nos últimos 20 anos. Era um mestre na táctica e na motivação dos jogadores.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que foi feito do Di Pace, um jogador argentino que teve bastante sucesso no nosso clube. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Imagem cedida por Luís Pereira.

Sem comentários: