sábado, abril 26, 2008

Tão perto e tão longe

Blog do Belenenses

O Belenenses perdeu esta noite no Estádio da Luz, por 2-0, num jogo interessante cujo resultado final não se adequa ao futebol desenvolvido pelas equipas. De facto, o empate seria o resultado mais justo, sendo que a vitória pela margem mínima para qualquer das equipas se adequava.

O Belenenses apresentou-se com apenas uma alteração relativamente ao último jogo, com a saída do titularíssimo Roncatto para a entrada de Gavilán, visando dotar o meio-campo de mais músculo. No onze, relativamente à "equipa-tipo" desta temporada, mantinha-se a aposta em Rafael Bastos (excelente exibição, novamente), que jogou mais adiantado, no apoio a Weldon.

A partida começou equilibrada, mas a partir dos 10 minutos o Belenenses iniciou um período de enorme ascendente, embora sem criar grandes oportunidades. Nas oportunidades que teve nesse período, os jogadores azuis também não se mostraram particularmente felizes, falhando o alvo. Aos 20 minutos, já o Estádio da Luz assobiava a equipa da casa e, nos intervalos dos assobios, só se ouvia a boa massa adepta Belenense.

O primeiro momento-chave da partida dá-se aos 27 minutos, quando o Benfica conquista um livre perigoso (em lance em que não há falta de Gavilán). Na conversão, Cardozo atira contra a barreira e a bola faz um caprichoso arco, quase entrando no canto oposto da baliza. O Benfica conquista o canto e Júlio César defende muito bem uma cabeçada de Cardozo. O adversário galvanizou-se e os minutos seguintes foram complicados para a nossa equipa, tendo o Benfica chegado à vantagem numa confusão na área, no seguimento de um canto, num pontapé tecnicamente perfeito de Luisão.

Em desvantagem, o Belenenses procurou de imediato a resposta, voltando a ter algum ascendente, e a 1ª parte terminaria com uma jogada fantástica de Rafael Bastos, que se isola após fintar 3 adversários, tendo encontrado no guarda-redes adversário valorosa resistência, gorando-se assim a melhor oportunidade de toda a primeira parte.

O intervalo fez bem à nossa equipa, que veio dos balneários ainda mais pressionante e com maior rapidez de circulação, e adivinhava-se o golo azul a todo o instante. Zé Pedro isolou-se, mas o desvio para o fundo das redes foi travado por um defesa adversário. Quando Gavilán encontrou Rafael Bastos sozinho na área adversária, parecia ser o momento do empate. Porém, a sorte nada quis com a nossa equipa, com o remate de Rafael a acertar no poste e a recarga de Weldon a saír em rosca... rosca essa que encontrou novamente Rafael Bastos isolado. O remate de primeira, de difícil execução técnica, esbarrou novamente no poste com estrondo! Incrível!

O Belenenses estava em cima da equipa adversária, com Rúben Amorim a comandar o meio-campo (exibição de luxo). Jorge Jesus arriscava, saíndo Gavilán e entrando João Paulo, mas a equipa acusou um pouco a alteração táctica e o jogo foi reequilibrado. Minutos depois, falta a favor do Benfica e Cardozo, cobrando bem o livre (mas sem que Júlio César tenha feito tudo o que podia), marcava o 2-0. O jogo parecia estar resolvido, mas logo João Paulo se isolou pela esquerda (mais uma assistência fantástica de Rafael Bastos) e novamente o defesa encarnado a evitar o golo in extremis. De seguida, José Pedro encontra Weldon na área e Quim responde com excelente defesa ao cabeçeamento. No seguimento do lance, José Pedro atira uma bomba da quina da área para defesa segura, mas muito difícil do guardião adversário.

Por esta altura, o jogo parecia ainda estar em aberto, pese embora a desvantagem de dois golos. Até que Rúben faz uma falta, Cardozo vai provocar Hugo Alcântara e empurra-o. Katsouranis vem para tirar desforço do jogador azul e este, de cabeça quente, agride-o com uma estalada e é bem expulso. É este o segundo momento-chave do jogo, pois Jesus tinha já esgotado as substituições e o Belenenses via-se de repente a jogar com, pasme-se, José Pedro a central!

O Belenenses continuou a procurar ser feliz, mas a equipa estava já sem "cérebro" (José Pedro estava a jogar a central e Silas havia saído) e apesar da vontade, a capacidade já não era a mesma. O Benfica aproveitou este último quarto de hora de tudo por tudo azul para desperdiçar 2 ou 3 oportunidades de golo e equilibrar a estatística.

No final, sensação de dever cumprido do lado azul e de eficácia no adversário. O Belenenses perdeu assim de vista o 4º lugar, restando 2 jornadas para segurar a 5ª posição e consequente apuramento para as competições europeias.

Sem comentários: