segunda-feira, maio 12, 2008

Assembleia Geral Histórica

Blog do Belenenses

São centenas os sócios que estão presentes neste momento na Assembleia Geral do clube que está a decorrer no Pavilhão Acácio Rosa. A esta presença em massa dos sócios não está, com toda a certeza, alheia a convocatória enviada por correio aos sócios. Iniciativa a repetir.

Face ao número elevado de sócios, a assembleia iniciou-se com meia-hora de atraso, e com todos os lugares do centro do pavilhão ocupados, tendo havido a necessidade de se abrir uma das bancadas para receber mais sócios.

Os sócios não pediram a palavra no inicio da Assembleia, e por isso, a primeira intervenção foi do Presidente que apresentou o estado do clube e as condições do empréstimo.

Revelou que o estado do clube é muito preocupante! Quando chegou ao clube os depósitos à ordem do clube rondavam valores irrisórios. O passivo do clube somado ao da SAD rondam os 12 Milhões de euros, sendo que o passivo de curto prazo o que merece mais atenção. Propõe-se assim, um empréstimo de 5 milhões de euros. A situação da SAD é pior do que se esperava pois estava-se à espera de disponibilidades a rondarem os 3 milhões de euros que não se verificaram, pelo que se torna necessário um empréstimo adicional de 2,5 milhões de euros.

O empréstimo poderá ser de 5 ou 7,5 milhões de euros, conforme decisão dos sócios, a pagar em 7 anos, com as garantias reais da receita liquida do bingo e da hipoteca dos terrenos a sul da Repsol.

Coube a palavra aos sócios de onde se destacaram, entre outros, os candidatos derrotados em 2007, Gouveia da Veiga e Duarte Ferreira.

Foram feitas várias perguntas à direcção:
- como se vai pagar o empréstimo?
- como se vai aumentar receitas?
- como se vai reduzir custos?
- quanto custa o futebol?
- o que se vai fazer com as piscinas?
- o que se vai fazer com as modalidades?
- projecto imobiliário?

O presidente respondeu algumas perguntas:
- Modalidades vão ter orçamentos individuais e rigorosos com vista à auto-sustentabilidade. Se não forem sustentáveis...
- O futebol tinha como orçamento 6,6 milhões de euros para a época 2007/08. Neste momento já se dispenderam 8 milhões e espera-se fechar o exercício com custos a rondarem os 9,5 a 10 milhões de euros.
- Piscinas em estudo.
- Vai haver cortes em todas as áreas - SAD e clube.
- O projecto imobiliário está em negociações.
- O presidente concorda que o ideal seria apresentar o pedido de empréstimo no momento de apresentação das contas, mas tal não foi possivel. As contas de 2007 serão encerradas e apresentadas por volta do mês de Junho, a auditoria será apresentada nessa altura e um orçamento rectificativo será proposto.

A palavra passou de novo para os sócios mas não houve mais intervenções a destacar.

Procedeu-se no fim à votação e O EMPRÉSTIMO FOI APROVADO !

Com uma esmagadora maioria: 280 votos a favor, 16 contra e 38 abstenções

Sem comentários: