quinta-feira, maio 15, 2008

Olheiro Azul: Defesas Centrais




De acordo com o prometido na semana passada, e tendo em conta a minha opinião que devemos apostar em jovens de valor, preferencialmente portugueses e dentro das nossas possibilidades, fica aqui um exemplo do que referi. É do Portimonense e está em fim de contrato. Não jogou contra nós na Carlsberg Cup. Vi-o jogar duas vezes esta temporada e gostei muito. Está neste momento, em primeiro lugar, numa votação que elege o melhor jogador da Vitalis 2007/2008. Essa votação decorre no site da liga e termina dia 18 deste mês.

DADOS PESSOAIS:

NOME: Miguel Ângelo Ferreira de Castro (Miguel Ângelo)
NACIONALIDADE: PORTUGUESA
DATA NASCIMENTO: 10-10-1984 (23 ANOS)
POSIÇÃO: DEFESA CENTRAL
NATURALIDADE: SÃO SEBASTIÃO PEDREIRA
ALTURA: 185 cm
PESO: 76 kg
CLUBE ACTUAL: PORTIMONENSE


HISTÓRICO:

1998 a 2004: SPORTING (Escalões de formação e equipa B)
2004/2005: CASA PIA (emprestado pelo Sporting)
2005/2006: BARREIRENSE (emprestado pelo Sporting)
2006/2007: TROFENSE (21 Jogos, 6 amarelos, 1841 minutos)
2007/2008: PORTIMONENSE (Liga Vitalis - 27 jogos, 4 Golos, 7 amarelos ; Carlsberg Cup - 4 jogos, 1 amarelo ; Total de minutos nas duas competições: 2725)

Internacional sub 21.


Começou a jogar futebol aos sete anos, na equipa do bairro onde morava que se chamava “ SC Sanjoanense” (perto de Moscavide). Era escolinha mas jogava como infantil. Com oito anos o Sporting e o Benfica demonstraram interesse na sua contratação, contactando o seu pai. A escolha recaiu no Sporting, clube a que chega no segundo ano de infantil e onde faz toda a sua formação. Acabou por percorrer todos os escalões etários nas camadas jovens do Sporting. A família vive em Lisboa.
Luís Martins, seu antigo treinador no Sporting fez questão de contar com ele no Portimonense. Com a chegada de Vítor Pontes ao clube algarvio, foi sempre titular também. No Trofense fez parte da terceira melhor defesa do campeonato atrás das equipas que subiram (Leixões e Guimarães).

Excerto de uma entrevista concedida no início deste ano:

Quais são os objectivos que te propões alcançar na tua carreira? Jogar num grande? Voltar ao Sporting? Jogar no estrangeiro?

M.Ângelo: "O meu próximo objectivo é chegar à Superliga. Ingressar num grande todos querem, mas no mundo do futebol é preciso ter muita sorte e muitas das vezes não é apenas por valor que muitos jogadores lá chegam. Outros factores acabam por pesar mais... Voltar ao Sporting não acredito, já que fui dos poucos centrais que são internacionais, que nunca tiveram uma única oportunidade de se mostrar, nem sequer numa pré época. Jogar no estrangeiro num futuro próximo não está no meu pensamento mas todos os jogadores ambicionam novas experiências na vida e espero ter essa oportunidade."

Com o contrato a terminar no final da época, e mesmo admitindo que gostaria de prolongar o vínculo com o Portimonense, não esconde o sonho de jogar na Liga Bwin, um palco que ainda não pisou: "Há interesse do clube para que eu continue, e estou receptivo a continuar, mas o meu objectivo principal passa por chegar à 1ª Divisão."

Titular indiscutível na defesa Portimonense, o futebol de Miguel Ângelo pauta-se pela regularidade. Forte na marcação e no desarme, é de uma entrega ao jogo notável. Jogador com grande garra e muito forte nos lances de bola parada ofensivos. Como pessoa é fácil perceber a sua humildade. Com 27 jogos na Liga Vitalis, o central descobriu ainda a veia goleadora que o coloca na segunda posição dos melhores marcadores da equipa, com 4 golos.

Belenenses Sempre
Fernando Simão

Sem comentários: