quinta-feira, maio 22, 2008

Olheiro Azul: Defesa Esquerdo




Posição em que não temos certeza nenhuma para a próxima época!

Hipóteses “da casa”:
Alvim (gostava que continuasse, mas certamente irá para o Wolfsburgo)
Brandão (gostava que continuasse e invejo-lhe a paciência)
Areias (não vejo que faça sentido renovar)
Alves (está na hora de ser uma das apostas)

Rumores:
China (um dos melhores defesas portugueses da Liga, espero que sim, ainda numa idade boa)
Eugénio (mais um brasileiro desconhecido, ainda por cima com 28 anos?)

Neste espaço vou sempre dar primazia a jogadores jovens. Li com agrado, que uma das características do perfil do novo técnico, será a sua aposta na formação. Já vi que esta minha ideia não é consensual junto de alguns Belenenses, opiniões que respeito. Mas tenho de ser fiel à minha convicção que só assim poderemos crescer.

Quando soube que o negócio Amorim, nos dava direito, a título definitivo, de um jogador dispensado pelo Benfica, veio-me logo à ideia um nome.

Nome: Ruben Alexandre Rocha Lima (Ruben Lima)
Clube: Desportivo das Aves (Emprestado pelo Benfica)
País: Portugal
Data de Nascimento: 03-10-1989 (18 anos)
Altura: 180 cm
Peso: 66 kg


Ruben Alexandre Rocha Lima, ou apenas Ruben Lima, é o nome de uma das maiores promessas dos escalões de formação do Benfica. Lateral esquerdo, titular da Selecção Nacional de Sub-19 e peça importante da equipa do Desportivo das Aves, onde joga cedido pelo Benfica, reúne condições para ser uma referência em Portugal, numa posição carenciada de jogadores de qualidade.

Primeiros passos no futebol

Ruben Lima começou a sua carreira com apenas 7 anos, tendo jogado futsal num pequeno clube da sua zona, o Futebol Clube da Calçada. Aí terá nascido a paixão pelo futebol, até porque, um ano depois, tentaria a sua sorte no Tenente Valdez, entrando para o escalão de Escolas de 1º ano. Aí ficaria um ano, até mudar novamente de clube, desta feita para o Sport Futebol Palmense, clube por onde passou, entre outros, Paulo Bento.

No clube lisboeta, Ruben Lima passou a treinar com a equipa de Infantis, que contava, na grande maioria dos casos, com jogadores mais velhos e mais fortes fisicamente. Foi num desses treinos que recebeu a visita de Nené, em nome do Benfica, oferecendo-lhe a possibilidade de se mudar para os encarnados. Rúben não hesitou, apesar de, dias mais tarde, ter sido igualmente abordado por responsáveis do Sporting. Tinha então 10 anos de idade..

No Benfica, acabaria por demonstrar toda a sua qualidade, sendo quase sempre titular, até chegar á equipa de Juniores. Aos 17 anos, subiria mais um degrau na sua carreira, ao receber a primeira chamada para as Selecções Nacionais.

Época 2007/2008

Para Ruben Lima, de forma natural, a época 2007/2008 iniciou-se nos treinos da equipa de Juniores. Titular indiscutível na esquerda da defesa no ano anterior, manteve naturalmente o lugar, agora com mais experiência. No total, fez 15 jogos, tendo marcado 3 golos (contra Casa Pia, Estrela da Amadora e ao nosso BELÉM).

O ponto alto da sua carreira ao serviço do Benfica, no entanto, ocorreu no dia 16 de Novembro, num particular frente ao Nacional da Madeira. Jogou os 90 minutos e foi amplamente elogiado pela generalidade da imprensa. Algumas semanas mais tarde, a 5 de Janeiro, seria convocado para o jogo frente ao Vitória de Setúbal, da 15ª jornada da Liga, mas acabaria por não sair do banco de suplentes.

O Benfica decidiu-se pelo empréstimo ao Desportivo das Aves, para a segunda metade da temporada. Em Vila das Aves, rapidamente ganhou um lugar de destaque na equipa, primeiro na Liga Intercalar e depois na Liga Vitalis, sendo utilizado, na maior parte das vezes, como médio interior esquerdo e ajudando a equipa a assegurar a permanência, com 12 jogos efectuados.

Também na Selecção de Sub-19 ganhou lugar de destaque. Soma agora 28 internacionalizações.

Características:

Lateral esquerdo de origem. Excelente em termos posicionais, e muito adulto na forma como defende. Forte na antecipação, dobra bem os centrais e a sua altura permite-lhe ganhar alguns lances aéreos.

Em termos ofensivos, não sendo exuberante, mede muito bem as alturas em que deve subir no terreno. Tem facilidade no passe e no drible curto e destaca-se pela qualidade dos cruzamentos que efectua.

Para além disso, é um excelente executante de bolas paradas, seja através de cantos ou livres laterais.

Pode também ser utilizado como médio interior esquerdo.

Belenenses Sempre
Fernando Simão

Sem comentários: