quinta-feira, maio 08, 2008

Olheiro Azul: Defesas Centrais




Esta rubrica não tem a intenção exclusiva de apresentar nomes e posições. Na prospecção não devemos apenas olhar para o exterior do nosso clube. Devemos ter também em atenção as necessidades mais prementes do nosso plantel. A posição de defesa central é uma delas e passo a explicar porquê.

A saída de Rolando e a falta de notícias, quanto à continuidade ou não dos outros centrais, colocam este tema, como disse na semana passada, num patamar de alta importância no seio do nosso plantel.

Todos eles, ao que sei, acabam contrato este ano:

Hugo Alcântara, 29 anos, 190 cm, 85 kg

Jogador experiente, muito bom no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo, que pode melhorar ainda mais se conseguir conter alguma impetuosidade excessiva e aumentar os níveis de concentração.

Gostava que renovasse.


Gonçalo Brandão, 22 anos, 182 cm, 72 kg

A eterna esperança. Quanto a mim, já podia ser uma certeza, mas por opção dos treinadores ainda não se conseguiu afirmar. Internacional português dos sub 17 aos sub 21. Na minha opinião rende mais como lateral esquerdo. Sobe bem pelo corredor e cruza bem. A estatura e o poder de choque não são os mais adequados a um central. Nada que o impeça de fazer bem o lugar. Ser esquerdino também é positivo como central.

Grande erro se o deixarmos partir.


Devic, 24 anos, 186 cm, 75 kg (emprestado pela Inverfutbol)

Internacional sub 19 e sub 21 pela Sérvia. Não correspondeu quando teve oportunidade de ser titular. Penso que, esta época, apenas fez 4 jogos de inicio e viu 3 amarelos. Demasiado faltoso, melhor na marcação do que no desarme, não é muito evoluído tecnicamente. Fez bons jogos no Beira Mar, especialmente contra os 3 estarolas.

Na minha opinião, e tendo em conta o plano meramente desportivo, não renovava.


Edson, 21 anos, 186 cm, 83 kg (emprestado pelo Porto)

Internacional sub 20 pelo Brasil. No último Mundial de sub 20, jogou ao lado de David Luiz. Visto como um sólido valor de futuro por vários treinadores do futebol brasileiro.

Só o vi jogar no jogo do último fim de semana. Entrou nervoso, falhou um corte e passou uma bola ao adversário. Após esses lances, compreensíveis para uma estreia, teve uma exibição positiva. Não é de chutar para onde está virado, esteve bem na marcação e no jogo aéreo. No final da primeira parte, teve um excelente pormenor em que driblou um vimaranense, saiu a jogar e fez um excelente passe.

Gostava que se mantivesse. Não parece fácil, porque penso que ele ainda é jogador do Figueirense. Pelo que sei o Porto negociou o empréstimo com opção de compra. Não sei o que ficou acordado entre os clubes na transferência do Rolando.

Assim, fica aqui prometido que na próxima semana, vou trazer â consideração de todos o primeiro de alguns centrais. É jovem, português, já internacional e…está em fim de contrato!

Nota: Guedes, ponta de lança do Penafiel, de quem falámos a semana passada, parece estar na lista de compras do Porto…

Belenenses Sempre
Fernando Simão

Sem comentários: