terça-feira, julho 22, 2008

Mais uma época igual às outras



Estamos prestes a iniciar mais uma época desportiva e, como sempre, os temas de discussão centram-se na equipa de futebol e em todos os avanços e recuos que caracterizam esta altura do ano. As expectativas dos associados vão sendo geridas pelos discursos mais ambicioso dos que acabam de chegar e mais contido dos que se mantêm. Esta diferença de atitude é bastante interessante e sem dúvida bastante sábia dos jogadores que conhecem o Belenenses, pois eles sabem que a presente configuração do clube apenas permite que a equipa de futebol se classifique, de forma consistente, entre o 5º e o 9º lugar. Qualquer outra classificação apenas poderá ser considerada extraordinária.

Os jogadores sabem o que os adeptos também sabem e que as direcções anteriores, onde se inclui a actual, não tem querido saber – os jogadores têm um impacto no clube que dura entre 1 a 5 anos, enquanto que o impacto dos sócios e adeptos pode facilmente atingir os 50 anos. Em circunstâncias normais, não há clubes de sucesso sem adeptos.

Correndo o risco de estar a ser precipitado, afirmo que me preocupa estarmos a cerca de um mês do início do campeonato nacional de futebol e não há medidas no sentido de cativar mais sócios e de atrair mais adeptos à volta das nossas equipas. Como tive oportunidade de expressar no passado, o nosso clube tem características particulares e distintas dos ditos grandes e tão pouco é comparável com clubes como o Braga e o Guimarães, mas dificilmente a melhor estratégia passa por nada fazer.

A seguir ao tema das contratações este deve ser o tema mais discutido pelos associados do Belenenses, no entanto nada tem acontecido – as vozes da blogoesfera não têm eco nas políticas implementadas. Como acredito que o sucesso do nosso clube passa por isto, penso que não podemos continuar de braços cruzados. Sugiro que se crie um grupo de interesse, para que em coordenação com direcção se apresentem sugestões, que as mesmas sejam analisadas e que os resultados deste estudo sejam públicos.

Caros, a dimensão das equipas é apenas uma expressão dos associados, nunca poderemos ter boas equipas sem associados. Por tudo isto peço-vos que dêem sugestões para que esta iniciativa possa avançar.

Saudações Belenenses
João Oliveira Diniz

Sem comentários: