terça-feira, agosto 26, 2008

O inicio de 2008/09

Blog do Belenenses: Luis Vieira

A época 2008/09 não começou bem para o Belenenses.

O Futebol arrancou com um empate em casa contra o Sp. Covilhã para a Taça da Liga (que depois perdeu 2-0 com o Aves na Liga de Honra) e com uma derrota no Dragão. MAs pior que os resultados foram as exibições em que ficaram evidentes os pontos fracos da nossa equipa e só faltam quatro dias para o fecho do mercado de transferências... Apesar disso, os jogadores e equipa técnica demonstram confiança e pedem tempo aos adeptos para construir a equipa. Por isso, nada nos resta senão apoiar e estarmos sempre presentes no estádio!

No que diz respeito ao Basket, a época começou da pior maneira possível com a suspensão da equipa sénior. O motivo, segundo o comunicado da direcção emitido em 14 de Agosto, foi a falta de condições financeiras. Sempre defendemos a sustentabilidade das modalidades e em tempo de vacas magras possivelmente não havia alternativa, mas no entanto, não deixamos de questionar o timing desta decisão.

Segundo os rumores que circulam na net aconteceu o mesmo com a equipa de Pólo Aquático mas desta vez a direcção não emitiu nenhum comunicado.

De facto, achamos que a auto-sustentabilidade das modalidades é essencial para a sobrevivência do próprio clube, mas não vai ser possivel atingir este objectivo sem antes criar condições, nomeadamente, ao nível de organização e estrutura do clube.

Só vale a pena o clube ter modalidades se elas forem competitivas e se acrescentarem valor e prestigio ao nosso clube. Para isso é necessário investir mais e melhor do que se tem feito nos últimos anos. Mas como o Belenenses é essencialmente um clube de futebol, só é aceitável que este investimento seja feito à custa de meios próprios! E como fazer isso?

Primeiro, é preciso gastar melhor! Por exemplo, a criação de uma "Central de Compras", já anunciada em tempos, permitia fazer isso. Em vez de cada secção fazer as suas compras, estas deveriam ser centralizadas num departamento especializado que logicamente ganharia escala e experiência de forma a obter vantagens para o clube.

Depois é preciso obter mais receitas! Com uma verdadeira "Direcção Comercial", o clube conseguiria angariar mais e melhores patrocinios. Mais uma vez, hoje em dia, são as modalidades que de forma isolada vão tentar obter patrocinios. Cada secção visita por ano dezenas de empresas mas será que não vão existir empresas que vão ser visitadas por mais do que uma secção? Por outro lado, são os seccionistas que fazem este e outros trabalhos, pelo que o clube tem que estar sujeito à sua disponibilidade.

Outra forma de angariar mais receitas seriam através dos sócios com a criação de uma nova categoria de sócios. Estes "sócios modalidades" pagariam uma quota com valor superior aos sócios contribuintes em que essa diferença seria destinada ao investimento nas modalidades. Falaremos disto num artigo próximo.

O inicio do mandato deste presidente (também) ficou marcado pela criação de várias direcções, pelo que se deu a entender que finalmente o clube estaria a criar as tais condições. Mas quais foram os efeitos práticos destas decisões? Esperemos pela Assembleia-Geral de Setembro para melhor esclarecimentos.

Sem comentários: