sexta-feira, agosto 15, 2008

Quarto de Hora à Belém I

QUARTO DE HORA À BELÉM
por NUNO VALENTIM

Caros Belenenses, escrevo esta rubrica com muito orgulho e dedicação, pois tenho uma grande paixão pelo futebol e claro pelo nosso Belenenses.

O “Quarto de hora à Belém” tem como intenção não só falar de futebol, como também falar de assuntos da vida do Belenenses, falar das notícias mais importantes e promover o debate entre os adeptos, difundindo várias ideias.

O tema desta semana é o plantel do Belenenses.

De facto, assistimos a saídas fulcrais de jogadores esta época e foram contratados vários jogadores para este ano. Muitas caras novas temos para esta época e dos jogos que assistimos na pré-época poderemos reter algumas ideias. Uma das ideias é que dos jogadores que chegaram este ano ao Belenenses, na minha opinião, China parece ser o jogador que mais se integrou de todos eles. Tem capacidade táctica, sobe bem no terreno, mas acima de tudo é um jogador completo, sabe bem defender.

A meu ver as grandes equipas começam a ser feitas pela defesa, há até a expressão “são as defesas que ganham campeonatos”, o que nos elucida para que o Belém se organize defensivamente e sobretudo preocupar-se não com a técnica mas com a táctica.

É preciso ter uma defesa organizada, o que ainda não acontece, pois Carciano e Rodrigo Arroz ainda se sentem inseguros e sobretudo são defesas que sentem receio em sair com a bola controlada. Cândido Costa apesar da sua grande vontade e disponibilidade, ainda falta-lhe rotinas de defesa direito, não de lateral (porque já as tem) mas de defesa. Quanto a Vanderlei e Matheus parecem não constituir para já opção. São ambos jogadores lentos e ainda em adaptação ao nosso futebol (mais táctico que no Brasil).

Como disse a defesa precisa ainda de rotinas, assim como a nossa táctica. Pelos jogos que vi, Gomez parece muito sozinho, pois os médios ofensivos não recuam o que dá por vezes a perda do meio campo, registada com o Estrela e até com o Espanhol. Para isso, a meu ver Gomez precisa de 1 elemento que o ajude na manobra defensiva (um número 8, box to box) e para isso a equipa precisava de posicionar-se num 4x2x3x1 (com dois médios - Gomez e Mano ou Organista), para dar maior liberdade a Zé Pedro, Silas e Vinicius Pacheco e aí não se preocuparem em vir buscar jogo atrás. Seria uma táctica mais sólida e mais coesa em que a organização e ter 1 único avançado na frente disfarçava algumas lacunas (registadas também no ataque).

E agora perguntamos, que futuro para uma equipa que começou mal a pré-epoca? Ainda não sabemos, mas não podemos alarmar, pois temos vários exemplos de jogos de preparação que correram mal e depois as épocas foram boas. É preciso garantir a equipa a “tratar bem a bola” como diz Silas e também dar tempo a 1 equipa que só tem 2 meses de existência. Não se constroem equipas de um tempo para outro e vamos ver este Belenenses em acção com o Covilhã, porque a sério é que são os testes.

O Belenenses precisa de equilíbrios (entenda-se 1 avançado e a meu ver um defesa experiente), mas continua a ser 1 boa equipa do nosso futebol.

Esperemos que comecemos bem e com vitórias.

Saudações azuis!
Nuno Valentim

PS: Hoje pelas 11h no Pavilhão Acácio Rosa realiza-se um jogo de treino entre o Belenenses e o Ginásio do Sul em Andebol.

Sem comentários: