quarta-feira, agosto 27, 2008

Treinador de Bancada: A Primeira de muitas jornadas!


Tive a oportunidade de ir ao Dragão este Domingo acompanhar o primeiro jogo do Belenenses para a Liga Sagres. Quem goste de futebol obviamente que tira sempre coisas boas – estádio cheio, público (mesmo que afecto ao adversário) animado, bons executantes mas ritmo baixo e muitos erros de palmatória … de parte a parte.

O resultado parece-me justo, o que não significa que não pudesse ser bem diferente. Tanto o FC Porto poderia ter goleado com os vários brindes que a defesa possibilitou, como o Belém, sem muito ter feito por isso teve várias oportunidades de golo.

Mais do que alongar-me sobre o jogo que vimos, que já foi alvo de bastante análise aqui no Blog do Belenenses, gostava de partilhar convosco o que pensei quando vi aquele Belenenses versão 2008-09. Até aqui nada tinha dito sobre o futebol sénior pois não tinha visto qualquer jogo do nosso clube, já que 80% das contratações são incógnitas, independentemente de parte terem jogado em bons “times” lá no Brasil.

O que vi aborreceu-me pois parece-me que o Belenenses, sério candidato à “Europa” nas duas últimas épocas, não parece à partida ter grandes argumentos para assumir uma forte candidatura a esses lugares onde acho que realisticamente temos que estar todas as épocas.

Não que olhando para muitas daquelas novas caras não se possa ver qualidade escondida atrás de muita inocência … simplesmente voltamos à mesma situação do início das outras épocas – revolução no plantel; metade do onze base novo; automatismos por criar e depois dois factores determinantes nas duas épocas anteriores:

1) O factor Jesus, que apresentou resultados independentemente de ser “ditadorzinho” e querer mandar mais do que um treinador - vide episódio da não-venda do Rodrigo Alvim em Dezembro com claro prejuízo para o Clube.

2) O factor ponta-de-lança – é que ao contrário da maior parte das 20 épocas que me lembro de seguir o clube – desde Mladenov - que nunca tínhamos um homem golo. Ok - havia um Catanha que aparecia a meio da época, ou uns golinhos a saca-rolhas do “Farturas” ou o Paulo Sérgio (que regressará ao Restelo como treinador do Paços de Ferreira da 6.ªF), mas nunca um homem-golo. Ora nas últimas três habituámo-nos a ter esse homem-golo – Meyong primeiro, um inacreditável (e bem vendido) Dady e o Weldon que depois de quase não marcar na primeira volta não tirou os olhos da baliza na 2.ª!

Quanto ao primeiro factor – o do treinador - considero prematuro falar antes do Natal. Há que dar tempo ao tempo e acreditar nos profissionais.

Quanto ao factor ponta-de-lança não me parece que seja Marcelo; João Paulo também não é a referência e ou o Roncatto faz como o Lisandro Lopez, que primeiro estudou durante um ano como funcionava o Campeonato nacional e depois se revelou, ou então não sei como é que elas vão entrar …

Por isso parece-me extremamente relevante que o Belenenses arranje um ponta de lança que seja uma real mais valia no plantel até ao mercado fechar e devo dizer o seguinte sobre três nomes que podiam parar no Restelo – o Adriano está no direito dele em não querer vir, como qualquer um de nós nas suas profissões; o Wender de que o Record fala é bom jogador mas para os extremos, não para o miolo. Fará falta mais um jogador com essas circunstâncias? Da Luz poderiam vir o Mantorras ou o Makukula, gosto de qualquer um dos dois dependendo obviamente do salário e do número de joelhos funcionais … mas no meio disto não percebo como um jogador como o Silvestre Varela vai para o Estrela quando poderia ser uma mais valia.

Uma última nota sobre a questão das modalidades e a crise no basquetebol e do pólo aquático. Discordo em absoluto com a perspectiva de que o Belém é futebol. Se assim fosse ficaríamos uns quantos velhos e outros casmurros a falar aqui sozinhos e a definhar. Para mim o Belenenses do século XXI têm que ir buscar a sua força às outras modalidades, onde brilha e é referência – raguêbi, futsal, golfe, … - para que no futebol possamos ser os melhores dos clubes de 2.ª linha. (já imagino que vou ser queimadinho vivo!!!)

Que ganhemos ao Paços para chegarmos ao fim da 3.ª jornada com 3 pontos pelo menos!

Saudações azuis!!!
Henrique Cruz dos Santos

Sem comentários: