terça-feira, setembro 16, 2008

Análise ao plantel 2008/09

Blog do Belenenses: Mário Lobo

Tanto se fala da qualidade ou melhor da falta de qualidade do nosso plantel que resolvi fazer uma pequena análise individual aos nossos jogadores:

Assis – O guarda-redes que subiu dos juniores, das poucas vezes que o vi pareceu-me com qualidades a rever.

Costinha – O guarda-redes titular no início da época passada estava a fazer uma boa campanha até ser expulso injustamente contra o Marítimo e nunca mais voltou ao onze titular. Não é tão mau como o acusam mas também não é tão bom como ele se julga. É um guarda-redes regular.

Júlio César – Neste momento é o nosso melhor guarda-redes. Muito bom entre os postes e com algumas dificuldades a sair aos cruzamentos. Este ano já teve algumas falhas que o ano passado não mostrou. No entanto ainda tenho na memória os 2 penalties defendidos em Matosinhos. Foi uma grande chuvada que valeu a pena.

Carciano – É o nosso melhor central. Parece-me que temos ali um bom reforço. Rápido e duro como deve ser um central de categoria.

Matheus – Muito inexperiente, tem falhas muito comprometedoras. Pode ser que se vá adaptando ao futebol europeu e que melhore. Falha muitos passes. Porque parece ter algumas qualidades.

China – Ainda não me convenceu. Parece um jogador voluntarioso mas não faz esquecer o Alvim. Precisamos de uma solução melhor.

Rodrigo Arroz – Vê-se que é bom central mas que ainda não se adaptou ao nosso futebol. Qualidade tem. Parece-me só um pouco lento.

Baiano – Parece-me dos mais fracos reforços, muitas falhas posicionais, muitos passes errados. Será tudo fruto da juventude. Vamos aguardar.

Vanderlei – Um central poderoso fisicamente mas muito lento. Não tem problemas em chutar para onde está virado. Ainda não comprometeu mas também ainda não mostrou nada de especial. Parece que está mais vocacionado para jogar num esquema de 3 centrais nas palavras do treinador.

Gabriel Gomez – Parece-me em melhor do que o ano passado, mais solto fisicamente. No entanto continua muito faltoso e isso pode comprometer a equipe. Mas ainda não me fez esquecer o Sandro Gaúcho e muito menos o Tuck.

Maykon – Parece-me muito bom jogador. É a minha aposta para defesa esquerdo se bem que também pode jogar a médio. Dos melhores reforços para esta época.

Silas – O nosso melhor jogador sem dúvidas. Trata a bola como ninguém. Agora até se aplica defensivamente. Só um pequeno defeito marca poucos golos.

Zé Pedro – Outro dos excelentes jogadores do plantel. Não se aplica tanto defensivamente como o Silas mas marca mais golos. Jogam um com o outro quase de olhos fechados.

Mano – Um bom jogador que saiu dos nossos juniores tanto pode jogar a médio como a defesa direito. Precisa de ter mais oportunidades para se conseguir impor.

Sérgio Organista – Um reforço que já jogou nas selecções jovens. Ainda pouco mostrou e tem estado quase sempre lesionado. Será outro Hugo Leal?

Alicio – Mais um reforço que ainda não mostrou nada. Teve para ser dispensado mas acabou por ficar. Sem grande opinião sobre ele.

Vinicius – Muito veloz e tecnicista. Precisa de melhorar a interacção com a restante equipa para se conseguir afirmar. Mas parece-me que temos aqui um bom reforço que poderá dar muitas alegrias.

João Paulo – Ainda não me convenceu. Vai ao chão com muita facilidade e é muito fraco tecnicamente.

Marcelo – Do pouco que vi parece-me ser um bom jogador. Segura bem a bola de costas para a baliza mas ainda falta despertar o instinto goleador. Veremos como evolui. A equipe tem de saber jogar com ele.

Roncatto – O nosso melhor avançado. Tem técnica, velocidade, falta-lhe só a aplicação, a combatividade. Pode ser que esta época desperte. As lesões tem sido uma condicionante.

Evandro – Pouco mostrou devido às lesões mas parece um pouco melhor do que o João Paulo.

Cândido Costa – A alma do plantel. Joga onde for preciso mas para mim jogaria no meio campo onde se sente mais à vontade. Só tem de controlar a sua impulsividade que podem levar algumas vezes à expulsão.

Júnior Negão – Outro que estava para ser dispensado e que acabou por ficar. Sem opinião vi-o poucos minutos em acção.

Wender – Ainda não o vi a jogar com a nossa camisola mas já demonstrou em braga que é um excelente jogador. Espero que connosco continue igual e que prove que a sua dispensa em Braga foi uma bênção para nós.

Porta – Também ainda não o vi em acção mas vem do campeonato italiano o que pode ser uma prova de que tem algum valor.

Alex – Mais um que não vi jogar mas que esteve bem ao serviço do Marítimo. Esperemos que ponha a nossa defesa em ordem.

Acho que temos um plantel para fazer um campeonato descansado, temos é de dar algum tempo para os jogadores se adaptarem ao futebol nacional e que consigam entrosamento uns com os outros. Não me parece que seja pelo Casimiro que as coisas estejam mal, porque ele já provou ao serviço do Nacional, onde chegou ao 4º lugar, e no Paranaense onde foi vice campeão brasileiro que tem qualidades.

Blog do Belenenses: Mário Lobo Blog do Belenenses

Sem comentários: