sexta-feira, setembro 05, 2008

Baú Azul: José Pereira




José Pereira

Nascido em Torres Vedras com 4 anos veio para o bairro da Ajuda aquele que viria a ser nosso guarda-redes desde os iniciados até aos seniores. Na época de 1952-53 substitui Sério e permanecerá no nosso clube durante 14 anos com a conquista de uma taça de Portugal e a mágoa do célebre campeonato perdido a 4 minutos do fim.

É chamado a representar as selecções nacionais, contribuindo decisivamente para a qualificação do Mundial 1966, quando na Checoslováquia (vice campeã mundial) defende um penalty garantindo deste modo a preciosa vitória.

No Mundial em Inglaterra, no primeiro jogo não é titular mas depois garante presença em todos os jogos com particular destaque na vitória sobre o Brasil.

Regressado a Portugal e ao Belenenses, essa aura de magriço rapidamente se desvanece.
A esse propósito as palavras de João Gomes que o substituirá nas balizas do Restelo:
Num jogo com o FC Porto no Restelo, o José Pereira sentindo-se culpado nos golos pede para sair e fui eu que o substituiu. Não gostei do procedimento de alguns associados do Belenenses acenando-lhe com lenços, esquecendo-se injustamente do que ele, ao longo de tantos anos, tinha dado de bom ao seu clube. Não está certo, o José Pereira foi um grande guarda-redes”.

No final desse ano José Pereira sai do Belenenses, sem festa de homenagem… até hoje.

Sem comentários: