quarta-feira, setembro 03, 2008

O que é feito de... Leal?





O desafio desta semana foi tentar saber do nosso antigo defesa esquerdo o internacional português Leal.


José Martins Leal veio para o nosso clube na temporada 1994/1995 vindo do Sporting que tinha prescindido do jogador, sendo, portanto, um atleta que se encontrava com o seu passe na mão e livre para escolher o seu destino como muito bem lhe aprouvesse.

Quando Leal assinou com o Belenenses, era, aos 29 anos de idade, um jogador com algum prestígio e notoriedade face às 5 épocas que tinha realizado como titular do Sporting e de ser presença assídua entre os convocados da Selecção Nacional Portuguesa.

Era um defesa bastante alto e canhoto, atributos que o capacitavam para desempenhar com igual regularidade as posições de defesa central e lateral esquerdo. A contratação do Leal visava sobretudo dotar o sector recuado Azul de qualidade, estabilidade e experiência.

No final da época, ponderado o seu rendimento, acabou mesmo por abandonar Belém e rumou para norte com destino ao Felgueiras de Jorge Jesus, onde, apesar da descida de divisão, fez um campeonato regular. Depois de uma época em Felgueiras, e livre de lesões, viajou até à Reboleira para representar o Estrela da Amadora, onde realizou de forma sucessiva aquilo que dele foi esperado no Belenenses.

Apesar de veterano, gozava, imaculado, do prestígio acumulado ao longo da carreira, tendo por isso, ainda actuado no Santa Clara, de onde regressou ao Académico de Viseu de onde tinha vindo para o Sporting onde encerrou a carreira e tornar-se treinador de futebol.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que foi feito do Petrovic um defesa jugoslavo que actuou no nosso clube. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Imagens de Luis Pereira.

Sem comentários: