terça-feira, setembro 02, 2008

Só com muita união, um Belenenses campeão!


Foi com grande alegria que fui ver o jogo de Sexta-Feira, mas foi com grande tristeza que de lá saí, tal como os alguns adeptos do Belenenses.

Para ser sincero, na minha zona ficam sempre as mesmas pessoas e desta vez tive a sorte de contar com outras caras como a de Roncatto e o recém chegado Alex, num dos camarotes, o velho Paulo Sousa, não sei se como comentador ou como futuro dirigente do clube, mas para saber a verdade teremos que esperar.

Antes do jogo, quero mais que criticar, partilhar, algo que todos os jogos me atormenta e muito, a fraca receita do Belenenses nos jogos em casa é qualquer coisa que me transcende, como já disse antes ser Belenenses não é ir ao jogos quando estamos no final da taça ou na Europa, ser Belenenses é acompanhar sempre a nossa equipa e a nossa Direcção (que falarei mais tarde sobre esse assunto polémico que tanto tem mexido aí pela blogesferazul), afinal de contas é o que temos e é com eles que temos de contar até ao final da época ou pelo menos até Dezembro!

Vejamos então por tópicos os "vários problemas", e as boas atitudes, com que nos temos deparado no Belenenses os últimos tempos:

- Era Eng. Cabral Ferreira, marcada por episódios inacreditáveis, uma boa equipa, um excelente treinador, uma gestão que deu que falar pela negativa, mas que sempre foi cumprindo com aquilo que se pedia, um plantel que permanecesse sempre pelos lugares cimeiros.

- AG Direcção Eng. Cabral Ferreira, não faltaram as críticas, aquilo que sería uma AG tornou-se um episódio de uma telenovela para nunca mais esquecer, foi vergonhosa e uma vez mais o Belenenses não esteve bem… relembro que as AG's são para discutir a situação do clube e não para enxovalhar ou quase ameaçar os dirigentes que colaboram no dia-a-dia com dedicação pelo seu próprio clube. (não percebo como ainda se vendem bebidas alcoólicas nestes dias)

- Tristemente assistimos a um episódio que muitos não vão esquecer, quando o Sr. Carlos Janela é agredido pelas costas no chamado caso Meyong. Perante esta situação tiveram que rolar cabeças e a do agredido foi a primeira.

- Belenenses de Luto, Eng. Cabral Ferreira falece em plena actividade, até aos últimos minutos da sua vida não arredou pé e abdicou da companhia da sua família para ajudar o clube sem nunca virar as costas ao clube, só aí muitas pessoas perceberam o amor que este grande senhor dedicou ao clube! Que descanse em paz!

- Mal ou bem, a direcção do Belenenses tomba, é preciso formar uma nova direcção.

- Dr. Fernando Sequeira avança sozinho com uma equipa promissora! Sem opositores (em tempos existiram MUITOS) fica com a direcção do clube e forma a sua equipa de trabalho.

- A direcção em poucos dias informa o clube do buraco financeiro em que este se encontra, para o tapar, pede um empréstimo na ordem do 7,5 milhões de euros, o qual é desde logo aceite pela massa associativa.

- A direcção mete mãos à obra.

- Casemiro Mior é o novo treinador, antes da sua entrada são contratados muitos jogadores de identidade completamente desconhecida com pouco curriculum e de fracas promessas para o futuro, apreensivos, optamos pelo silêncio, afinal de contas a Direcção estava ainda a dar os seus primeiros passos.

- Com um orçamento reduzido e uma equipa que não convence, o Belenenses começa o seu primeiro jogo oficial com o fraco Sp. da Covilhã, não vai além do empate e os adeptos começam a perceber a fraca época que pode estar aí à porta.

- Primeiro jogo da Liga Sagres, um Belenenses fraco contra um F.C. do Porto que não fez nem por sombras um grande jogo, o Belenenses raramente criou oportunidades de golo e saiu com uma derrota convincente que poderia ter sido bem mais dilatada, não tivessem sido os falhanços de Lisandro, as duas bolas ao poste e o nosso novo Imperador.

- Segundo jogo em casa frente ao Paços de Ferreira, empate que não deu em derrota com muita sorte. Uma péssima arbitragem que sem dúvida nos prejudicou, e que nos deixou num enorme estado de nervos, afinal de contas estamos a falar de uma das equipas mais fracas deste campeonato na teoria (o Braga venceu este Paços por 2-0 na jornada inaugural na Mata Real).

- Wender e Porta surgem como novos reforços… e a defesa?

- Belenenses começa a preparar ida a Alvalade daqui a duas semanas!

Esta síntese foi feita no sentido de fazer perceber que o Belenenses tem vivido momentos difíceis, com problemas na Liga, com problemas internos, fantasmas escondidos que atormentam o nosso clube, e principalmente fazer perceber que não podemos estar sistematicamente a criticar os nossos dirigentes… assim nenhum clube vive.

Em tempos escrevi uma artigo a alertar a péssima equipa que tínhamos esta época, fui criticado neste mesmo blog por algumas pessoas que chegaram a ridicularizar a minha pessoa, mas eu não bato em ninguém e nem ameaço, eu não deixo de ir ao jogos, eu mantenho-me fiel aquilo que me propus desde que nasci, ser Belenenses, respirar o clube, ajudar naquilo que posso e apoiar aqueles que cá estão, mas logicamente sou o primeiro apontar os erros quando estes são mais que evidentes. Afinal de contas e como sócio tenho que zelar pelo futuro do meu clube, incentivar os meus amigos a irem aos jogos, apoiar a equipa mesmo que esta esteja a perder e o meu coração lá vai aguentando esta corda-bamba, sempre com olhos postos naquilo que aconteceu ao nosso rival Boavista, o nome Belenenses já mais poderá ser apagado ou esquecido e é nesse sentido que batalho todos os dias, que vou aos jogos e levo os meus familiares, critico até mais não, o facto de um Belenenses dizer-se Belenenses sem lá pôr os pés (retiro daqui as pessoas que vivem longe ou sofrem de problemas de saúde).

Vejamos o caso do Benfica, (não posso com eles) sou obrigado a curvar-me em certos aspectos, vêm de todo o país só para ver uma equipa miserável que não ganha praticamente nada, têm um presidente algo estranho mas que lá se vai mantendo, metem Chalanas à frente do clube e mimam-no, odeiam muitas vezes os seus jogadores mas aplaudem-nos e mesmo quando estão muito mal gritam bem alto em qualquer local do mundo "vivó Benfica", que eles têm espírito!?, ninguém pode dizer o contrário, mas perguntem-lhes o nome dos jogadores, que eles não sabem e logo verão que estes adeptos amam a instituição e não aquilo que está dentro dela, foram educados a gostar do Benfica e isso falta no Belenenses, não vejam o Belenenses pelo jogador A ou B, pela pessoa X ou Y, vejam o Belenenses como vosso clube, como um espaço que podem utilizar e apreciar as suas lindas paisagens, vejam o Belenenses como um clube que vos recebe que vos ama e que vos dá a oportunidade de conhecer todos os dias novas pessoas... um clube que está cá há quase um século, um clube que em nada merece a vergonha de agressões ou tentativas de agressão para com outros Belenenses que neste momento tomam contam dos destinos do nosso clube.

Este Belenenses não está famoso (fui dos primeiros a mencionar isso mesmo com fortes críticas), mas já tivemos outros piores, ainda para mais fizemos duas contratações que podem ser uma mais valia para uma época mais tranquila, faço referência ao Wender e ao Adriano, jogadores que conhecem o nosso campeonato, o problemas é que são mais dois brasileiros, mas que importa isso? o Porto também tem muitos argentinos...

Vamos dar as mãos como o Luciano disse no artigo anterior e vamos deixar de nos criticar uns aos outros, vamos apoiar e vamos levar mais gente ao estádio na esperança de ver o nosso clube mais forte e com mais raça, sinceramente nem um cabeleireiro de mulheres vive de tantas intrigas e confusões, eu limito-me a ser um fiel Belenenses que não arreda pé, lá estarei em Alvalade mesmo sabendo que o resultado pode ser muito negativo... mas afinal de contas um Belenenses aguenta tudo, um Belenenses foi feito para sofrer e é de emoções que vive um clube! Emoções essas que devem ser controladas por todos nós!

Boa Sorte à nossa equipa, ao nosso treinador (mesmo não acreditando nas suas capacidades, deposito-lhe a minha fé) e à nossa Direcção que avançou quando mais ninguém o quis fazer!

Mais triste que uma derrota é ver o meu estádio vazio, mais triste que uma má equipa é ver o espírito Belenenses a cair pela valeta abaixo, mais triste que uma fraca temporada é ver o Belenenses sem carisma, sem fôlego e sem vontade de lutar, pior me sinto por saber que dentro do meu clube há intrigas em vez de abraços, há desconfiança quando a base de uma relação é a confiança!

Abraço com a vontade de ver mais e mais deste nosso clube, que é representado não só pelos nossos jogadores mas principalmente por aqueles que todos os dias defendem a nossa cruz, símbolo da nossa união!

Manel Salema Garção

Sem comentários: