quinta-feira, setembro 11, 2008

Vai um Pastelinho? IV



Amigos belenenses,

No rescaldo de uma semana conturbada, parece-me que temos duas formas de encarar a demissão do nosso presidente: catastróficamente, como pronúncio de um colapso, ou optimisticamente, como tratando-seda atribuição de uma nova oportunidade ao clube. Confesso que me chocou a demissão do Sr. Sequeira, considerei-a uma cobardia e considero-a nos mesmos moldes, mais de uma semana passada; todavia, concordo com vários consócios que aqui têm exprimido a mensagem de união e apoio incondicional a todas as equipas que representem o Belenenses, em todas as nossas modalidades. O caminho só pode mesmo ser esse e considero que devemos obliterar das nossas mentes quem raramente foi visto no Restelo antes de ser presidente e quem, quando demissionário, nunca lá mais pôs os “butes”. Oxalá nem nunca mais tenhamos de o recordar!

À junta directiva que se anuncia, sendo uma solução de recurso e repetindo rostos que, sejamos francos, todos estamos fartos de ver repetir; pede-se responsabilidade e amor ao clube, pede-se um trabalho inglório mas indispensável à futura normalização do Belenenses, ou seja, o de garantir a revelação aos sócios da dimensão do nosso passivo, estabilizar a equipa de futebol e contribuir com todos os recursos à sua disposição para que ela se mantenha na primeira liga, e aguentar as modalidades que, nos âmbitos da racionalidade, não constituam um verdadeiro colapso financeiro imediato para o clube.

Projectos futuros, eleições, a seu tempo acredito que Belenenses bem intencionados e capazes surgirão para revitalizar a instituição. A quem possa, a quem acredite que tem a força e a equipa para criar um novo Belenenses, a quem não esteja comprometido com um passado monótono, em vias de extinção, eu apelo a que apareça, a que se candidate!!! O Belenenses nunca precisou tanto dos seus sócios como agora! E acredito que dos poucos que restamos conseguiremos um dia orgulhar-nos por vermos os tantos que criámos!!! Alinhemos as ideias e mostremos que este clube está vivo e que tem quem o ame! Formem-se ciclos de debates sobre o futuro do Belenenses, aproveitem-se os dias de jogos para reunir os sócios, para discutirem o clube, que se gere uma onda de entusiasmo! Também isto me parece uma obrigação da nova junta directiva.
Mas tem outras, completamente práticas, que pode e deve implementar, abrindo caminho a quem lhe seguirá:
  • Actualizar os cadernos de associados, saber exactamente o que eles fazem e onde moram.

  • Propor em Assembleia Geral o perdão de dívida a todos os sócios que tenham deixado de pagar quotas.

  • Suspender a quota suplementar que, se formos optimistas, paga o policiamento do jogo.

  • Reduzir drásticamente o preço dos bilhetes de todos os jogos. Criar e divulgar o “Bilhete Lisboa”, com preço simbólico para todos os habitantes da cidade.
    Conceder entrada gratuita a quem comprove ser morador de qualquer das freguesias limítrofes ao Estádio.

  • Garantir que as nossas equipas, das várias modalidades, se desloquem todos os meses às escolas limítrofes ao Estádio, para conviver com a miudagem. Oferta de bilhetes para os jogos nesses dias específicos.

  • Estabelecer contactos com os clubes de Cascais, Sintra e Oeiras, para um verdadeiro intercâmbio ao nível das camadas jovens no futuro.

  • Se possível, aproximar os horários dos jogos das nossas camadas jovens do jogo dos séniores.

  • Promover jogos de veteranos antes dos desafios de escalão sénior das nossas diversas modalidades.


  • Quem pegar no Belenenses deve aproximá-lo da comunidade, mas neste momento, esta Junta Directiva poderá ajudar a criar o “elan” certo para os nossos jogos de futebol e deverá ter como obrigaçãoo inicio da aproximação do Belém à juventude, único desígnio possível para um clube com a nossa vocação.

    Viva o Belenenses!!!

    Sem comentários: