terça-feira, setembro 23, 2008

Voz do Leitor XX: Meios audio-visuais, para quê?




MANUEL SANTOS

O programa Domingo Desportivo da RTP1 de 21/09/2008 foi um espectáculo.
Adorei a apresentação de uma reportagem interessantíssima sobre o belíssimo hino do SCBraga (oitavo classificado na época passada) que, aliás, teve direito a karaoke o que, certamente, pôs o país a cantar.

Só não calhou muito bem foi o inesperado atrevimento do Leixões que resolveu espetar com dois a zero ao (indigitado pela Comunicação Social) pretendente ao título nacional desta época. Enfim... melhores dias virão.

Fico agora aguardando algo de parecido em relação ao Vitória de Guimarães (terceiro classificado da época passada) pois acredito que também tenha o seu hino.

Pode ser até que a RTP organize uma espécie de Festival da Canção para os hinos dos clubes, embora saibamos de antemão quem ganharia o prémio.

Depois de muita lengalenga sobre a jornada do dia, veio a análise aos casos de arbitragem para o que a RTP1 se socorreu do douto parecer de dois conceituados ex-árbitros de futebol.

Um desses casos foi o do já famoso fora de jogo de Hélder Postiga, no primeiro golo do Sporting no jogo de Sábado frente ao Belenenses, golo que foi determinante no desenrolar do encontro e na vitória do Sporting.

Depois de verem as imagens, os peritos, que intervinham através de telefone, concordaram em que as mesmas eram inconclusivas e davam o benefício da dúvida ao árbitro assistente da partida, porque há um jogador do Belém que, vindo da linha final, aparece no canto inferior esquerdo da imagem já depois(?) de Yanik tocar a bola para Postiga.

Esse jogador, que me parece ser Mano, poderia eventualmente colocar Postiga em jogo.
O senhor jornalista de serviço ao programa, perante tão sapiente parecer, não esboçou sequer um gesto de contestação, aceitou alegremente a opinião e apressou-se a pôr uma pedra sobre o assunto.

Pois aqui estão dois slides das imagens que gravei precisamente do resumo do jogo apresentado no programa. O primeiro no momento em que a bola desce dos céus para a tola do Yanik. O segundo no momento exacto em que Yanik toca na bola, imagem esta que na peça é apresentada parada e com o traço amarelo indicador da linha limite do fora de jogo.

Em ambas e apesar das notas de rodapé, se vê perfeitamente a posição de Mano bem à frente de Postiga mas, quando não se quer ver...

O jogo já acabou, já está perdido, já nada há a fazer. Ao Sporting já ninguém tira os três pontinhos. O erro do bandeirinha até se percebe, visto que não é uma situação muito comum o guarda-redes colocar um adversário em fora de jogo. Mas, mesmo assim, estes senhores ainda vêm tentar enganar o pagode atirando-nos com areia para os olhos.

Em conclusão, se os meios audio-visuais fossem consentidos para resolver jogadas de duvidosa legalidade e se o poder de decidir estivesse nas mãos da RTP e seus peritos ou de outrem com as mesmas intenções, o golo seria validado, nada se alteraria.

Se não fosse por gostar tanto de ouvir o hino do SCBraga mandava à fava o Domingo Desportivo.



Manuel Santos

Sem comentários: