sexta-feira, outubro 17, 2008

Baú Azul: Stoycho Mladenov





Este jogador de classe mundial e nosso jogador nos anos 80, nasceu a 12 de Abril de 1957 na Bulgária. Com apenas 20 anos sagra-se o melhor marcador do campeonato búlgaro ao serviço do Beroe. Entre 1980 e 1986 representa o CSKA de Sófia e rapidamente se distingue neste emblema, fica conhecido internacionalmente quando em 1982 nos ¼ de final da Taça dos Campeões Europeus o Cska elimina o Liverpool com os dois golos a serem apontados pelo Mladenov.

Em 1983 é o futebolista do ano na Bulgária. Internacional pelo seu país por 59 vezes aponta 15 golos. Faz parte da selecção que está presente no Mundial do México e é com um misto de surpresa e enorme satisfação que os adeptos do Belenenses recebem a notícia da sua contratação.

Logo de início mostra o perfume do seu futebol, um pé esquerdo fabuloso, um óptimo jogo de cabeça e um sentido de posicionamento em campo fora do vulgar. O início de campeonato do clube nesse ano é impressionante e a dupla Mapuata, Mladenov marca que se farta. O seu golo ao Sporting no Restelo é memorável.

O seu pé esquerdo era magnético, a bola pura e simplesmente ia ter com ele fosse um pontapé de baliza ou o alívio de um qualquer defesa, depois era uma questão de uma fracção de segundo para se livrar dos adversários que o tentavam marcar.

Os jogos com o Barcelona, a eliminação do Bayer Leverkussen (detentor do título) mostravam a toda uma Europa a sua classe em campo. No seu último ano de cruz de Cristo ao peito ajuda o clube a chegar á final da Taça embora não jogue na sua despedida do Belenenses. Prematuramente deixa o Restelo e vai para o V. Setúbal onde durante dois anos marca respectivamente 15 e 8 golos no campeonato. Representa ainda o Estoril-Praia durante dois anos e posteriormente inicia a sua carreira de técnico no Olhanense.

Em 1997 é o eleito para técnico principal da nossa equipa, com um plantel muito, muito fraco, os resultados não aparecem e á 6ª jornada e com 3 pontos de 3 empates é substituído por Manuel Cajuda e no final da época a descida ao escalão secundário.

Regressou ao seu país onde treinou a selecção e posteriormente o Cska, treinou outros clubes entre os quais outra vez o Cska onde o ano passado foi campeão búlgaro. Actualmente treina o Al Ahli da Arábia Saudita.



Sem comentários: