segunda-feira, outubro 13, 2008

Belenenses Basket 08/09: os primeiros jogos em casa

Blog do Belenenses: Mário Lobo Blog do Belenenses: Luis Silva

Belenenses 64 x Benfica 80
Uma derrota anunciada

Disputou-se hoje a 2ª jornada da fase regular da Proliga. Foi o primeiro jogo em casa da nossa equipe após todos os problemas que rodearam este início de época com a suspensão por parte da antiga direcção e a reactivação da modalidade a escassas 3 semanas do início do campeonato.

Com todos estes percalços, muitos jogadores que já estavam comprometidos com o Belenenses rumaram a outras paragens. Mesmo assim é de louvar o esforço do director Carlos Moutinho para dotar da melhor maneira a nossa equipe de forma a honrar a camisola azul com a cruz de Cristo.

Neste jogo a nossa equipe entrou muito bem dominando e comandando o jogo graças sobretudo às boas exibições do base americano Justin Taylor e do poste Anastácio Sami. Foi com alguma surpresa que vencemos o primeiro período por 22-12. No segundo período comandámos sempre o marcador mas após uma falta técnica assinalada ao Sami o Benfica aproximou-se mas mesmo assim chegamos ao intervalo em vantagem por 34-32.

Na segunda parte a superioridade esperada do Benfica, talvez a equipe que mais se reforçou neste defeso e uma das principais candidatas à vitória da Proliga, veio ao de cima graças à maior capacidade dos seus muitos jogadores que permitiu uma maior rotatividade do banco visto que a nossa equipe praticamente utilizou sempre os mesmos 5 jogadores, os jogadores do nosso 5 inicial jogaram todos eles mais de 30 minutos cada um. Mesmo assim foi uma prestação meritória da nossa equipe que com a atitude demonstrada irá conseguir superar adversários bem mais apetrechados e irá certamente alcançar uma classificação honrosa.

O nosso 5 inicial foi:
Justin Taylor – 19 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências e 1 roubo de bola
Paulo Simão – 10 pontos, 1 ressalto, 3 assistências e 1 roubo de bola
Ailton Medeiros – 13 pontos, 4 ressaltos e 1 roubo de bola
Anastácio Sami – 9 pontos, 5 ressaltos e 2 roubos de bola
David Paris – 11 pontos, 9 ressaltos, 3 assistência, 1 roubo de bola e 1 desarme de lançamento

Jogaram ainda:
Rui Biscaia – 2 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola
Tiago Carvalho – 0 pontos
João Vicente – 1 ressalto

Amanhã pelas 18 horas recebemos no Restelo a formação do CAB Madeira


Belenenses 61 x CAB Madeira 93
Falta de soluções

Disputou-se hoje a 3ª jornada da fase regular da Proliga. Após a boa exibição do jogo de ontem frente ao Benfica esperava-se hoje a primeira vitória no novo campeonato.

Mas isso não se verificou, nem foi repetida a boa exibição. Louve-se no entanto a atitude demonstrada por todos os elementos, com particular destaque para o Aylton Medeiros, um autêntico guerreiro.

O primeiro período foi bastante equilibrado com várias alternâncias no marcador, o CAB apostou numa defesa bastante pressionante de forma a cansar os nossos elementos sabendo que nos debatemos com falta de soluções no banco de suplentes. Apostou também e com sucesso nos lançamentos triplos tendo alcançado uma boa percentagem de sucesso. No final do primeiro período registava-se um empate a 19.

No 2º período o CAB continuou a apostar na mesma receita e começou a colher frutos, começando a pouco e pouco a distanciar-se no marcador. Ainda para piorar a situação o nosso americano David Paris chegou muito cedo às 3 faltas obrigando o nosso técnico Artur Cruz a retira-lo e enfraquecendo ainda mais as nossas soluções. O outro americano, o Justin Taylor não conseguiu repetir a boa exibição de véspera. Ao intervalo o resultado era-nos desfavorável por 34-43.

No 3º e 4º período a história repetiu-se. O cansaço começou a tomar conta dos nossos principais jogadores e o resultado foi-se avolumando tendo nos últimos minutos já com a descrença a apoderar-se dos nossos jogadores atingindo a desvantagem de 32 pontos que não reflecte em nada o equilíbrio que se registou até aos 4 minutos finais em que desvantagem estava somente nos 10 pontos.

A estratégia do CAB deu-lhe bons resultados. Não é demais voltar a dizer que o principal problema da nossa equipe é a falta de alternativas no banco, porque temos um cinco base razoável mas depois temos praticamente só 2 alternativas no banco e mesmo assim o rendimento decai logo. Mas melhores dias virão. Confiemos no trabalho do director Carlos Moutinho e do treinador Artur Cruz.

O nosso 5 inicial foi:
Justin Taylor – 5 pontos, 3 assistências e 1 roubo de bola
Paulo Simão – 5 pontos, 1 ressalto e 4 assistências
Aylton Medeiros – 13 pontos, 9 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola
Anastácio Sami – 14 pontos, 4 ressaltos, 4 assistências e 2 roubos de bola
David Paris – 14 pontos, 3 ressaltos, e 1 roubo de bola

Jogaram ainda:
Rui Biscaia – 6 pontos, 3 ressaltos, 1 assistência e 1 roubo de bola
Tiago Carvalho – 0 pontos
João Vicente – 4 pontos, 3 ressaltos e 1 desarme de lançamento
Francisco Barbosa – 0 pontos

Sem comentários: