sexta-feira, outubro 31, 2008

Baú Azul: Juanico



Juanico

O Juanico veio do Rio Ave para o Belenenses juntamente com Chico Faria, custaram na altura 30 mil contos segundo era voz corrente. Era um trinco que se caracterizava pelo forte pontapé e boa colocação de bola á distância além de uma grande disponibilidade para o jogo. Titular indiscutível, marcava tradicionalmente os lances de bola parada, penaltys, livres e contribui decisivamente para o 3 º lugar alcançado e a jóia da coroa o magnifico desempenho na final da Taça de 1989.

O primeiro golo nasce de um passe seu e quando no segundo tempo o Benfica empata e o nosso tradicional fatalismo parecia vir ao de cima eis que num livre bem longe, Juanico arranca um tal pontapé que nos deixou todos em delírio.

Praticamente uma semana depois da final da taça, Juanico é titular na selecção nacional no particular realizado no Brasil contra o escrete, a derrota é por 4-0 e fica-se por aí a sua participação pela selecção principal.

Cabe-lhe a honra de ser o capitão de equipa depois do abandono de José António e em 1991 encerra o seu capítulo como jogador do Belenenses.

Actualmente treina o GD Longos (ultima foto) clube da região de Guimarães e que participa na 1º divisão distrital de Braga.

Sem comentários: