sexta-feira, outubro 24, 2008

O Belenenses x Guimarães visto por um vitoriano

O site "Vitória Sempre" entrou em contacto com o Blog do Belenenses e pediu a nossa opinião sobre o jogo de sábado entre as nossas equipas. Respondemos ao desafio e enviámos as nossas respostas que podem ser consultadas no seu site. Mas qual é a opinião dos nossos amigos vitorianos? O Pedro Cunha respondeu-nos:

"Para início de texto devo dizer que esta deslocação ao Restelo deveria ser antecedida de mais uma jornada vitoriana na fase de grupos da Liga dos Campeões. Serve isto para dizer que para mim esta começou por ser a mais importante época da já longa e repleta história do Vitória SC. E objectivamente não foi bem planeada. Ou dizendo de outra forma, não foi com o arrojo que se exigia face à participação inédita na Liga dos Campeões.

O excessivo pensamento no passivo ou a inércia de quem nos dirige levaram à saída de peças que na época passada foram basilares na forma de jogar do Vitória. A minha equipa apresenta-se por isso, na minha opinião claro está, mais fraca que na época passada. Os primeiros jogos da época confirmam isso mesmo, apesar de em grandes jogos - Basileia e Portsmouth são exemplos disso mesmo - o Vitória ter efectuado exibições brilhantes e prometedoras.

A nível individual destacaria alguns jogadores fundamentais neste Vitória. Desde logo na baliza onde mora um dos melhores guarda-redes a actuar em Portugal, Nilson. Flávio Meireles, João Alves e Douglas – que já leva 6 golos apontados nas várias competições oficiais - são outros nomes, até ao momento, incontornáveis do "novo" Vitória. Desmarets e Fajardo são outros a ter em boa conta. O primeiro e apesar de não estar numa boa fase pode sempre desequilibrar e o segundo, após uma longa travessia no deserto, parece estar de regresso para mostrar o seu real valor.

O grande problema reside na defesa, onde a saída do "patrão" Geromel ainda não foi esquecida, e para agravar a situação o outro titularissimo da última temporada, Sereno, lesionou-se e estará de fora quatro meses. Gregory e Danilo assumem-se como naturais titulares até pela escassez de qualidade nas restantes alternativas.

Não é fácil analisar este Belenenses, muito mais agora com a entrada de um novo técnico, uma nova mentalidade e novos métodos. A dispensa de cinco jogadores de uma assentada ainda dificulta mais a vida a um mero observador do futebol belenense, até porque o actual Belenenses é constituído por vários perfeitos desconhecidos do futebol português.

No entanto, e do que foi dado a perceber, há claramente dois jogadores que são o seu principal destaque. Na baliza Júlio César, que apesar da "má" fama no Brasil se constitui como um dos bons guarda-redes da Liga e depois, claro, Zé Pedro. Um grande jogador e que - sem menosprezo para o Belém - talvez já tivesse feito por merecer outros voos.

Do resto, salta à vista naturalmente Cândido Costa ou Silas. Ainda não parecem em grande forma, principalmente o segundo, mas são jogadores de inegável qualidade. Wender, é também um jogador com experiência e capaz de acrescentar muito a uma equipa que parece algo desequilibrada no jogo pelas alas.

E depois, há igualmente um miúdo, daqueles que parece querer seguir as pisadas de Rolando (mesmo que numa posição diferente) e que está em clara fase de aprendizagem, que é o caso de Mano. Qualidade parece existir e as lacunas evidentes serão consequência da tenra idade.

Relativamente ao resto do plantel, para já apenas ilustres desconhecidos e que não sobressaíram sobremaneira nos jogos até agora disputados e isso vai-se espelhando na tabela classificativa. E claro, espera-se que ainda não seja diante do Vitória. Em suma, o Belenenses tem, naturalmente, um plantel inferior ao da época passada, por não ter sido capaz de colmatar as saídas de Weldon, Rolando ou Rafael Bastos, mas... também é certo que o valor do actual não está de acordo com a classificação.

Espero que possamos assistir a um bom espectáculo quer dentro do rectângulo do jogo quer nas bancadas, que estarão uma vez mais bem preenchidas de vitorianos que já se prepararam para a viagem até Sul. Lá estarei também eu, junto dos meus, para tornar mais bonita uma festa que sem adeptos não faz qualquer sentido.

Já agora que o Vitória possa quebrar essa tradição de não vencer em Belém há quase uma década. O meu palpite é de 1-2, obviamente para a minha equipa.

Saudações Vitorianas.
--
Pedro Cunha
http://www.vitoriasempre.net"

Sem comentários: