quarta-feira, outubro 15, 2008

O que é feito de... Mariano Amaro



O desafio desta semana foi tentar saber do nosso antigo médio e capitão da nossa equipe que foi campeã nacional na época 1945/46, o grande Mariano Amaro.

Mariano Amaro foi um dos mais célebres jogadores que envergou a nossa camisola. Dezanove vezes internacional jogando na sua posição de médio direito. Era um jogador intuitivo e espontâneo, sendo um especialista em cortar o jogo do adversário.

Era um típico alfacinha, mesmo com o seu andar gingão, tinha um sentido de futebol fácil, fluido, natural, não só quanto à execução mas pela sua extraordinária percepção do jogo.

Começou a jogar em 1931, com extremo esquerdo no Grupo Sport Adicense. Veio para o Belenenses na época de 1934/35, com menos de 20 anos. No inicio jogou em todas as posições incluindo guarda-redes para saber qual a sua especialidade para que o vocacionava a sua intuição. O lendário Artur José Pereira colocou-o no centro do jogo servindo de motor para o jogo.

Ficaram célebres os seus cruzamentos. Nos seus pés, a bola tinha olhos, e era um jogador que dominava o jogo.

Teve convites de outros clubes mas recusou sempre. O seu estilo era invejado e temido pelos adversários.

Gostava de poker e de sueca, da boa mesa e do bom vinho, dormia sempre menos do que devia, talvez sendo por isso que adoeceria tuberculoso.

Na equipa do Belenenses e na Selecção Nacional foi um capitão estimado e eficiente. A sua estreia internacional foi em Vigo, tendo Portugal vencido a Espanha por 2-1, mas o resultado não foi reconhecido pela FIFA por a Espanha estar em guerra civil. Dois meses mais tarde os espanhóis jogaram nas Salésias tendo Portugal voltado a vencer por 1-0. Mariano Amaro foi considerado o melhor jogador. Nos anos 40 as suas capacidades de liderança levaram-no a capitão da Selecção.

Dos seus jogos mais marcantes incluem-se a inauguração do Chamartin e a célebre partida em Elvas onde o Belenenses se sagrou Campeão Nacional.

Ao cabo de 13 anos com a nossa camisola foi obrigado a deixar de jogar por causa de uma tuberculose. Treinou o Elvas, o Oriental, o Sp. da Covilhã, o Torreense e o Vitória de Guimarães.

Passou vagamente por um emprego na função pública antes de se reformar com uma pensão minúscula. O Belenenses continuou, até ao fim da sua vida, a apoia-lo com um suplemento mensal de 25 contos.

Mariano Amaro morreu no dia 23 de Maio de 1987.

Para a próxima semana o desafio será falar do nosso antigo avançado brasileiro Cleisson. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Imagem de Luis Pereira

Sem comentários: