terça-feira, outubro 28, 2008

Tá na hora, hoje é o dia! II

Tá na hora, hoje é o dia!
de João Santos


Caros amigos, esta semana estou mais contente, mais satisfeito, com a maneira como o nosso Belém jogou no passado Sábado frente ao Guimarães. Estaría a mentir se vos dissesse que adorei o jogo, que jogámos muito bem e que podíamos ter dado para aí uns 4… não, nada disso, mas gostei muito da atitude, muito louvável, esforçaram-se, correram, tentaram ganhar o jogo e isso já é bom, muito bom… a equipa aínda não está a 100%, nem pode estar, Roma e Pavia não se fizeram num dia, mas estou convencido que vamos melhorar de semana para semana e esta "liga intercalar" pode ser benéfica para nós já que faz com que, pelo menos alguns dos nossos jogadores, possam ganhar o ritmo necessário.

Roncatto, João Paulo, Porta e Wender fazem-lhes falta um pouco mais de ritmo e penso que sería positivo colocá-los nos jogos da intercalar. Limitei-me a mencionar os jogadores que, habitualmente, jogam mais avançados, porque precisam de jogar mais a nível competitivo para começarem a afinar a pontaría e, assim, chegando aos jogos para a Liga, marcarem os golos que tanta falta nos fazem…

Relativamente à minha opinião sobre o jogo, não foi bonito mas conseguimos obrigar o Guimarães a jogar mal e a não ter soluções. Penso que um pouco do segredo do Jaime Pacheco sería exactamente esse, pelo que, objectivo cumprido, quer queiramos, quer não, o Vitória tem melhor equipa que nós. A verdade é que tivemos o jogo na mão em vários lances, faltou-nos segurança, que é normal que ande longe de nós, depois do que temos passado ultimamente...e o peso da classificação também não é fácil…

Num lance feliz, eles vêem-se a ganhar e nós… a perder, mais uma vez… tivemos a força de ir à procura do resultado e nunca baixámos os braços. Podíamos ter empatado num ou outro lance, mas a falta de objectividade era evidente…o Porta é um bom jogador, tem sentido posicional e recebe bem a bola, vamos esperar mais uns jogos e estou convencido que vai começar a marcar…e muito. O Roncatto é sempre algo imprevisível, mas entrou bem no jogo, lutador, e conseguiu um penalti numa boa jogada. E aí estava o empate. Infelizmente, tive de saír do estádio mais cedo, mas penso que a toada do jogo não deve ter sido muito diferente ao não haver nenhum "bruá" nas bancadas…

O nosso Zé Pedro teve o azar de marcar um autogolo mas não podía saír do campo assim, era um castigo muito grande para um jogador como ele, pelo que joga e faz jogar. Não foi dos melhores jogos dele, mas esteve sempre em jogo e não se escondeu.

Em relação aos adeptos vimarenenses, só tenho de lhes dizer que são espectaculares, muito agradáveis, os nossos amigos do norte… obrigado pela vossa amabilidade e simpatia, merecem tudo de bom. Desta maneira tão agradável é que se devía andar no futebol, é assim que deve ser, um deporto onde, apesar da rivalidade, toda a gente se dá bem…mas claro que isso não pode ser, há demasiados energúmenos por aí...

Amanhã temos um jogo muito complicado, vamos defrontar o Gil Vicente que, concerteza, aínda estará com vontade de prestar contas connosco… temos de lhes ganhar, mais uma vez, mas desta vez no campo, para continuarmos a nossa viagem pela Taça Carlsberg. Vai ser difícil, sobretudo pelo ambiente hostil que vamos viver, amanhã ninguém vai trabalhar em Barcelos só para ir ver o jogo, está visto… mas não nos podemos levar por isso e, concerteza, e enquanto por cá andar o Pacheco, vamos fazer tudo para ganhar e honrar a camisola.

Depois, no Domingo, Reboleira, com o Estrela… vai ser outro jogo complicado…o Estrela perdeu ontem em Braga por um resultado expressivo, 5-0. Estes resultados têm duas vertentes: ou os jogadores do Estrela vão andar a correr no Domingo como se não houvesse amanhã, ou vai ser muito complicado digerir o resultado de ontem e aí nós poderemos, eventualmente, ter um jogo mais tranquilo do que estaríamos à espera…vamos esperar que seja a 2ª opção… de qualquer maneira, o Estádio José Gomes, nestes últimos anos, tem sido mais amigo que inimigo, e esperemos que assim continue, por muitos e longos anos.

Esta manhã, tive outra boa notícia, o Arroz já treina e estará apto em pouco tempo. Não está aqui em questão o que o jogador joga, passe a redondância, mas a vontade que tem em voltar a ser, pelo menos, opção para o treinador. É essa a mentalidade que os jogadores têm de ter, guerrilheira, vontade de vencer, "comer a relva".

Cinco jogadores dispensados, o Sr. Evangelista, presidente do sindicato de jogadores, esteve na passada 6ª Feira no Restelo a falar com os jogadores dispensados, a informar quais os seus direitos, e o Belém já recebeu uma carta em que tem de voltar a reintegrar os jogadores. E então?! Porquê?!

O Sr. Evangelista já foi à Academia de Alcochete falar com o Vukcevic e com o Stoijkovic?! Já foi ao centro de estágio do Porto falar com o Adriano?!

Parece que não, e isto são só dois simples exemplos de muitos outros que se podem dar… Será que o Sr. Evangelista não tem nada para fazer na vida?! Se o Belenenses optou por dispensar os jogadores, eles não têm de estar inseridos no grupo de trabalho, já que podem ser uma má influência para o grupo e, se estes cinco jogadores estão com problemas psicológicos por terem sido afastados, têm de consultar um psicólogo e não o Sindicato de Jogadores.

Mas enfim… em Portugal gostamos de caír no ridículo… qualquer dia este senhor torna-se presidente duma SAD qualquer, depois, treinador de futebol, e depois, de tão bom que será, irá treinar a selecção da Lituânia e, outro senhor, para não ofender ninguém, virá para o lugar de presidente do Sindicato de jogadores… e assim sucessivamente… eu também quero ser presidente do sindicato de jogadores, portanto, Sr. Evangelista, quando tiver encontrado outro tacho, diga-me por favor…

Quero deixar claro que não sou, de maneira nenhuma, contra os sindicatos, antes pelo contrário, os trabalhadores têm de ser defendidos, mas sou contra a grande maioria dos sindicatos em Portugal, já que quase todos, e repito, quase todos, querem "encher-se" à nossa conta, e o sindicato de jogadores, sobretudo pelas pessoas que por lá têm passado, é mais um exemplo disso: tachistas sem escrúpulos, maus políticos.

Parabéns ao rugby, excelente vitória no campo do Agronomia!! Somos, sem dúvida, a melhor equipa a nível nacional… e mostrámos que somos mesmo guerrilheiros e incansáveis.

Queria "parabenizar" também, como diz o nosso grande Marinho Peres, todos os "putos" do futebol, já que ganhámos em todos os escalões.

Meus amigos, para terminar, queria deixar uma pergunta no ar: onde estava a Fúria Azul no acto do cordão para receber os jogadores?! Será que só aparecem quando são eles a organizar os actos?!

Tenho dito, meus amigos. Boa semana de trabalho para todos vós e, quem poder, vamos à Reboleira, inundar aquele estádio de azul, a côr do mar, a nossa côr, o nosso sangue…

Abraço e até para a semana.
João Filipe Santos

Sem comentários: