terça-feira, outubro 21, 2008

Tá na hora, hoje é o dia!

Tá na hora, hoje é o dia!
de João Santos


Cá está, a 1ª vitória da época! Já estava na hora! Contra o Amares?! E então?! Ganhámos, que era o mais importante, há quem tenha ficado pelo caminho…

Não posso opinar sobre o jogo por não o ter visto mas posso dizer que, pelo que ouvi na rádio, dominámos, marcámos 3 e podiam ter sido outros tantos. Ouvi os relatos através da Antena1 e, pelo que me pareceu, fomos a equipa da 1ª Liga que passou por menos dificuldades, nunca estando em risco a vitória, bem pelo contrário.

Era o momento da reviravolta na mentalidade dos nossos jogadores, estavam cabisbaixos e desmotivados e este "mister" é perito em mudar estados de espírito porque ele próprio transmite aos jogadores a paixão do futebol. É um homem que leva a sério o seu trabalho e que fá-lo com alegria. Isso é importante porque os jogadores sentem que têm de responder às exigências, tanto no treinos como nos jogos.

Já aqui o disse várias vezes, e posso parecer repetitivo, mas estou convicto que, a partir de agora, tudo vai mudar no nosso futebol. Para já, afastar 5 jogadores que estavam a mais também é uma medida inteligente já que o plantel era demasiado extenso e não se podia dar oportunidades à "cantera". Não sei até que ponto sería bom dispensar definitivamente estes jogadores, já que são jovens que deveríam ser emprestados a equipas de 2º plano para, aí, rodarem. Alguém disse, o ano passado, quando o Evandro chegou ao nosso clube, que era um "diamante em bruto", e acredito que esse senhor saiba de futebol o suficiente para lhe ter visto qualidades. É jovem, com muita vontade e, por tudo isso, quer, muitas vezes, mostrar serviço quando joga e torna-se atabalhoado por querer fazer tudo depressa e bem (não há quem…).

No Sábado espero que continuemos com esta senda de vitórias com uma equipa difícil mas que é do nosso campeonato, o Guimarães. Na última crónica que escrevi, dei uma opinião, errada, que alguns de vós me corrigiram, com razão. O Guimarães tem uma boa equipa e, analisando friamente, não fez má figura nas provas europeias onde esteve, podendo queixar-se do árbitro em alguns momentos.

É portanto, uma prova de fogo para esta equipa e para o Jaime Pacheco, já que vencendo esse jogo, a calma volta a reinar nas nossas ostes, o que é muito importante para os jogos seguintes. Temos, rapidamente, de saír da zona onde nos encontramos na tabela, sabemos que a procissão aínda vai no adro, mas quanto menos tempo estivermos lá em baixo, melhor. O espírito anímico será elevado e calmo.

Temos jogadores capazes de resolver jogos com remates de meia distância, Silas, Zé Pedro, Gavilán, Wender, e jogadores que criam desiquilibrios na área, Porta, João Paulo (que continuo a achar que tem muito potencial, apesar de ser um "mal amado") e Wender. Temos centrais que sobem bem e gostam de marcar, Carciano e Alex. Temos um bom guarda-redes, Júlio César. Temos o Cândido, o poço de energia, o Mano, que começa a revelar-se titular e, pelo que pude ouvir no Domingo, participativo e incisivo, temos o Maycon, que acho que pode ser uma mais valia pelos flancos, aínda está lento e inadaptado, o Vinicius, que mais tarde ou mais cedo irá dar cartas, pela sua rapidez e acutilância, temos o Roncatto, que se não tiver juizo e cuidado pode começar a ser jogador de 2º plano, o Matheus, para tapar "buracos" no caso de alguém se lesionar ou ser castigado…e temos o Jaime Pacheco, que ninguém tem…!! É nesta equipa que temos de acreditar e concerteza vamos fazer um campeonato tranquilo e, se calhar, mais um bocadinho…vamos ter esperança nesta equipa, que bem precisa de nós.

Relativamente ao andebol, GRANDE BELÉM!! Apesar de todas as dificuldades financeiras que a secção está a passar, consegue qualificar-se para a próxima ronda, vencendo, "sem espinhas", o adversário montenegrino. Grande, muito grande!! Também umas palavras para os nossos adeptos, GRANDES, MUITO GRANDES, tanto como os jogadores!! Isto é ser-se do Belenenses, é ser-se diferente, é ter o prazer de ter nascido com o coração azul, com o sangue a correr nas veias, com a mentalidade sofredora, irreverente, preocupada, é o chorar de alegria e de tristeza, é o estar sempre ao lado do clube que se ama.

No rugby, mais uma vez, GRANDE MUITO GRANDE, somos praticamente invencíveis, os adversários vêm e "morrem", no bom sentido da palavra, se é que o tem!

Finalmente, dizer o que já aqui disse mas que nunca é demais repetir, esta Junta Directiva está, de facto, a fazer um excelente trabalho a todos os níveis, está a trabalhar em prole do clube e isso nota-se, e bem. A forma de chamar gente ao nosso estádio é uma ideia genial e, estou convencido, que será bem sucedida. Estamos animados, estamos com um novo espírito e isso vai-se notar nas bancadas, concerteza. Da minha parte, e, sinceramente, espero que seja desta, lá estarei com os meus grandes companheiros da bola, a GRANDE família Leitão, todos belenenses dos 4, ou talvez 5 ou 6, costados!

Estou muito contente com esta Direcção e muito falei em que a melhor maneira de salvar o nosso Belém sería que uma junta se aliasse e "pegasse" no clube, folgo em saber que tinha razão e que as coisas estão a correr melhor do que se esperava. Esta Junta já garantiu que, calhe quem calhar ao nosso clube para a Taça EHF, vamos estar presentes no jogo que se realize for a de portas, pelo que já descansaram, adeptos, jogadores e técnico. É muito bom saber que se fazem esforços por quem merece e, concerteza, a equipa vai responder da melhor maneira, e estou convencido que apesar das dificuldades que possamos ter, vamos continuar em frente.

E pronto, para finalizar, dizer-vos o orgulho que sinto em ser belenense, nos bons e nos maus momentos, e desejar-vos a todos uma boa semana de trabalho, e que tudo farei, e acredito que todos vós também, para estar presente no Sábado, às 18.30 horas, no nosso enorme e belo Estádio para vêr a grande vitória sobre o Guimarães e a excepcional massa adepta que temos.

Viva o Belém!! Grande abraço,
João Filipe Santos

Sem comentários: