sexta-feira, outubro 10, 2008

Voz do Leitor XXII: A hora da verdade!!




JOÃO SANTOS

Caros amigos,

Não há, quanto a mim, a mais pequena dúvida que o Jaime Pacheco era o melhor treinador para o nosso Belém. É uma pessoa que impõe ritmo de trabalho e esforça-se em todas as equipas por onde passa, como se não houvesse amanhã.

O nosso clube precisa de um treinador que puxe pelos jogadores e que não se "case" com ninguém, e esse é o Jaime. Tenho amigos que conhecem o Jaime Pacheco, pela altura que ele, em fim de carreira, passou pelo Setúbal e, dizem, que é uma excelente pessoa mas muito rigoroso no trabalho, e aínda bem que assim o é. Era disso que nós precisávamos e, continuo a afirmar, que a equipa não é assim tão má, falta é alguém que puxe pelos jogadores.

Penso que a partir de agora veremos mais vezes o Vinicius a jogar, o Maycon mais rápido pela ala, o Mano mais possante, o Porta e o Wender a marcarem golos, o Carciano a cortar bolas, o Matheus mais agressivo, o Zé Pedro a jogar ao seu nível, o Silas mais participativo, O Cândido raçudo como sempre, o João Paulo e o Roncatto a serem boas opções de ataque, o Edimilson a jogar mais vezes e deixar-se de tanta "borga", o Gavilán a jogar mais rápido

Agora, meus amigos, digam-me lá se, com estes jogadores que enumerei, não temos uma equipa bastante razoável, capaz de fazer bem melhor? Estou convencido que sim e acredito no Jaime Pacheco. Sou um pouco suspeito para falar disso porque nunca acreditei no Mior, sinceramente, como nunca acreditei no Sr.Sequeira.

Acredito, cabalmente, que agora sim, teremos equipa e treinador para lutar para os lugares cimeiros, e quando digo cimeiros não estou a falar, obviamente, nos 3/4 primeiros mas temos de ter em conta que as equipas chamadas do nosso campeonato também estão aquém das expectivas, à excepção do Nacional que entrou na Liga muito bem mas que provavelmente não vai aguentar o ritmo.

Os próximos 4/5 jogos são importantíssimos para nós, já que recebemos o Guimarães, vamos à Amadora, recebemos a Académica, vamos a Setúbal e recebemos o Marítimo. Antevêem-se jogos equilibrados que nós teremos de correr e lutar mais que os adversários para ganhar. De todas as equipas que mencionei, penso que só o Guimarães poderá estar, neste momento, num patamar ligeiramente acima, já que se preparou para as competições europeias. Mas o certo é que esteve presente em 2 competições internacionais em pouco tempo e não fez mais do que uma triste figura, de qualquer maneira penso que será a equipa mais "temível" deste ciclo, mas temos a vantagem de a receber em casa e todos temos de apoiar o nosso Belém.

Estou esperançado, e convicto, que, com a 1ª vitória, outras muitas se seguirão, porque a equipa vai moralizar-se e vai concerteza dar-nos muitas alegrias, que bem precisamos depois dos últimos acontecimentos!! Há muito tempo que não temos boas notícias e já está na hora de que os jogadores nos dêem alegrias!

Relativamente à expeculação em torno da contratação do Jaime Pacheco, que houve uma falha dum dirigente do Belenenses e telefonou para o Jorge Costa, só tenho a dizer que, se assim foi, ainda bem que ele se enganou!!! Falando seriamente, um clube grande como o nosso Belém, não pode singir-se a negociar com 1 só treinador pois somos grandes demais e concerteza os nossos dirigentes quiseram ouvir da boca de vários treinadores os planos e objectivos que cada um tinha para nós. Provavelmente, e por ser aínda muito inexperiente nestas andanças, o Jorge Costa apresentou um projecto de estabilização, passando únicamente pela manutenção na Liga Sagres. Mais experiente e matreiro, com um curriculum que diz quase tudo, o Jaime, e pelo discurso de apresentação podemos chegar facilmente a essa conclusão, apresentou um projecto de dignificar o clube e tentar atingir as metas propostas no principio da época pela anterior direcção, com muito trabalho e dedicação. E mais, acredito que além destes 2 treinadores, tenham sido sondados outros.

Quando leio algumas afirmações, só me apetece dizer que, quando o JJ veio para o nosso clube, donde tirou bastantes dividendos, tanto profissionais, como económicos, nada tinha feito de fora do comum nas equipas por onde tinha passado, à excepção do Leiria. No Estrela foi banalissimo, no Felgueiras subiu de divisão um ano e depois desceu novamente, no Setúbal também não fez nada de especial, nem no Guimarães e, pelo que podemos vêr, nem no Braga, com a super equipa que tem…não quis ficar, vamos vêr quanto tempo "aguenta" no Braga.

O Jaime Pacheco já foi campeão nacional a treinar uma equipa que não os 3 "grandes", já fez grandes provas europeias com o Boavista, já treinou o Mallorca, da 1ª Liga espanhola. Portanto, acho que curriculum não lhe falta…

Relativamente às modalidades amadoras, sempre estive contra a sua extinção, mas depois dos resultados apresentados esta semana, tenho que dar o braço a torcer e temos de pensar seriamente com as que podemos manter e as que podem ser prescindiveis. Depois disso, a nossa Junta tem de analisar o que de mal se fez nestes anos e corrigir para, depois, voltarmos a têr essas modalidades. Há muita coisa mal explicada que, penso, a Junta aínda nem teve tempo de analisar. Confio nesta junta e confio nos resultados dela. Confio em que nos vai levar a bom porto para que, em Abril, nós próprios possamos analisar o trabalho e dizer-lhes que não queremos, nem podemos, deixá-los partir. Oxalá não me engane…!!!

Hoje, li, algures, que o Sr. Berardo andava a reunir-se com uns senhores que se querem candidatar à Presidência do Belenenses. Se é verdade, não sei quais serão os motivos, investimentos dúvidosos que este senhor queira fazer no Belém, pode fazê-los no Benfica, que é o seu clube do coração…

Amigos, vamos todos ver amanhã [10:30] o nosso treino com o Estoril e dizer aos jogadores e equipa técnica que podem contar connosco, que estaremos sempre ao seu lado.

Abraço e até amanhã…a quem poder ir…

Viva o Belém, viva todos nós.

João Santos

Sem comentários: