sexta-feira, novembro 14, 2008

Baú Azul: Mihailov




Mihailov

Temporada de 1989/90 o escolhido para substituir Jorge Martins nas balizas belenenses foi o búlgaro Mihailov, como alcunha “o gato”.Alimentaram então grandes esperanças os adeptos azuis, pois Mihailov era titular da selecção do seu havia estado presente no Mundial de 86 e vinha referenciado como um grande guarda-redes.

A época de 89/90 foi um pouco decepcionante, a expectativa depois da conquista da Taça era grande, mas as derrotas para a Supertaça, a eliminação pelo Mónaco, alguns maus resultados no campeonato, derrota para a Taça nas meias finais no Restelo com o Farense, proporcionavam algum clima de insatisfação. Mihailov não escapou também ele, ás críticas, alternava grandes defesas com exibições confrangedoras como num jogo na Amadora que ao intervalo já perdíamos por 4-0 sendo o búlgaro substituído pelo Justino.

No ano seguinte pior ainda, ano da descida de divisão, culmina para Mihailov com a perda da titularidade para o então jovem Pedro Espinha, que é lançado num célebre jogo nas Antas em que o nosso emblema empata 0-0 e Pedro faz uma exibição notável.

Findos esses dois anos Mihailov ruma a França onde prossegue a carreira. Vamos encontra-lo mais tarde na fase final do Mundial de 1994 onde ao serviço da selecção búlgara alcança um brilhante e inesperado 4º lugar, sendo Mihailov figura de destaque, pelas brilhantes exibições e pelo visual renovado.

É o jogador búlgaro com mais internacionalizações (102) na história de futebol do seu país e actualmente é o presidente da União (Federação) Búlgara de Futebol.

Sem comentários: