sexta-feira, novembro 21, 2008

Báu Azul: Chiquinho Conde



Chiquinho Conde

Chiquinho nasceu na Beira, Moçambique faz amanhã 44 anos (22 Novembro).

Antes de pisar a relva do Restelo já a sua contratação era muito propalada, tal a disputa que aconteceu á época entre o Belenenses e o Benfica, conseguindo o nosso clube junto do Maxaquene e do jogador o difícil acordo. Era pois com natural expectativa que acolhíamos mais um jogador natural dessa terra que tanto nos havia já dado.

Chiquinho não desiludiu, era um jogador muito rápido com bom toque de bola, bom poder de impulsão embora franzino.

Durante 4 épocas fez duplas com Mapuata, Mladenov, Chico Faria, Saavedra, Jorge Silva e Raudnei, durante as quais obteve 29 golos. A sua contribuição para a conquista da Taça foi bastante importante.

Em 1991 e com a descida de divisão sai do clube para o Sp. Braga e seguidamente V.Setúbal onde realiza muito boas exibições e assinala em duas temporadas sadinas 27 golos.Desperta a cobiça do Sporting que o contrata embora sem o sucesso desejado e ao fim de ano e meio regressa ao Belenenses como uma espécie de pagamento de dívida moral que o clube de Alvalade tinha devido á contratação de Mauro Soares.

Esta segunda passagem de Chiquinho Conde por Belém não é muito feliz, pouco joga e golos nem um.

Regressa a Setúbal, após o que inicia uma nova etapa nos Estados Unidos, volta mais uma vez ao Vitória e joga ainda no Alverca, Portimonense, Imortal e Montijo.

Estagia no Real Madrid e Manchester Un. apadrinhado por Carlos Queiroz, após o que regressou á sua terra natal para oriental o Maxaquene embora sem grande sucesso.Nos últimos seis meses treinou o Desportivo Maputo, mas no passado domingo viu cessar também essa ligação.

Sem comentários: