quarta-feira, novembro 12, 2008

O que é feito de... ESPECIAL - Pepe



O desafio para esta semana foi tentar averiguar a história da vida do nosso antigo jogador o mítico Pepe.

O José Manuel Soares nascido em 29 de Janeiro de 1908, alcunhado Pepe, tem o nome numa rua de Belém, a efígie num monumento no Estádio do Restelo e a fotografia nas páginas da Internet. Mais de 70 anos após a sua morte ainda é considerado por muita gente a maior lenda do futebol português.

Nasceu e morreu pobre, jogou somente meia dúzia de anos deixando só um rasto de mistério e a luz eterna de verdadeira estrela. Baixo, magro, sem barba na cara, personificava a esperança de todos os miúdos do bairro: ser jogador do Belenenses.

Foi chamado pela primeira vez à titularidade em finais de Fevereiro de 1926 por Augusto Silva. O jogo era nas Amoreiras contra o Benfica. A um quarto de hora do fim perdíamos por 4-1. Depois tivemos os célebres quinze minutos à Belenenses e ganhámos por 5-4 com um golo no último minuto apontado por Pepe. Um golo de penalty no último minuto de jogo importante foi o jovem Pepe que teve a responsabilidade de decidir o jogo. Saiu em ombros. Nasceu assim um ídolo.

Ainda em 1926, estreou-se na Selecção Nacional marcando dois dos quatro golos na vitória sobre a França. Foi considerado pelos jornais o maior jogador da Selecção.

Foram cinco anos de ouro para o Belenenses. Conquistou 3 campeonatos de Lisboa (1926, 1929 e 1930).
Num jogo célebre com o Bom Sucesso marca 10 golos. É o recorde absoluto em competições oficiais portuguesas.

No campeonato de Portugal de 1928 estabeleceu também o recorde de 36 golos.

No início da época de 1931/32 o Belenenses prometia voltar a sagrar-se campeão, como de facto aconteceu. Mas a conquista do título teria um sabor amargo, Pepe não estaria vivo para a acompanhar. Logo em Outubro de 1931, um acaso estúpido e nunca verdadeiramente esclarecido determinou-lhe o final da carreira e o início da lenda.

Faleceu vítima de intoxicação alimentar, pensa-se que terá sido envenenado mas nunca se chegou a comprovar. Um indício da sua popularidade está no facto de quase todos os enfermeiros do hospital onde esteve internado se terem oferecido para lhe doar sangue necessário às duas transfusões que recebeu.
Pepe faleceu no dia 24 de Outubro no hospital da Marinha. Tinha 23 anos. Deixava para trás uma carreira fulgurante e um mistério por resolver. O povo de Belém fez a Pepe um funeral digno de um ídolo. Comércio fechado, uma verdadeira multidão entre a Rua de Belém e a Calçada de Ajuda tudo seguindo a pé o carro mortuário. Foi decretado luto no Belenenses e no futebol nacional. Até ao fim da época a equipe jogou com braçadeiras negras. Tinham perdido o nome mais sonante e o melhor goleador do seu tempo. Pepe tornou-se o símbolo do clube e da sua grandeza. O campo das Salésias, transformado em estádio internacional em 1937, recebeu o nome de José Manuel Soares. O monumento ao futebolista transitou das Salésias para o Estádio do Restelo, onde ainda hoje é alvo de sentidas homenagens.

Para a próxima semana o desafio será falar do nosso antigo avançado o croata Zoran Ban. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Fonte: História do futebol em Lisboa
Imagem: Luis Pereira

Sem comentários: