quarta-feira, novembro 05, 2008

O que é feito de... Pacheco?



O desafio para esta semana foi tentar saber do nosso antigo extremo esquerdo e internacional português Pacheco.

António Manuel Pacheco Domingos nasceu em Portimão começou a sua carreira desportiva no já extinto Torralta na época de 85/86. Passou então para o Portimonense onde esteve na época 86/87, onde brilhou tendo no final da época se transferido para o Benfica onde permaneceu até ao Verão de 1993 quando foi protagonista do caso desse defeso, juntamente com o Paulo Sousa, ao rescindir com o Benfica e ao assinar com o Sporting, onde esteve até 1994/95.

Pacheco assinou pelo Belenenses no mercado de inverno relativo à época 1995/1996, após um breve período de inactividade depois de ter cessado o vínculo contratual que o ligava ao Sporting.

Quando ingressou no Belém, era, aos 31 anos de idade, um jogador categorizado a nível nacional por ter já representado em bom nível o Benfica e o Sporting tendo ainda 6 internacionalizações ao serviço da Selecção Nacional AA.

Pacheco caracterizava-se por apresentar atributos raros do comum futebolista português, já que alinhava como um puro extremo esquerdo.

O seu pé esquerdo emprestava técnica ao jogo, a sua velocidade dinâmica, os seus dribles imprevisibilidade era no fundo um desequilibrador. Marcava frequentemente os seus golos, mas, era sobretudo, um especialista a produzir assistências para golo.

Porém, no escasso tempo que habitou no Restelo, foi fustigado por algumas lesões arreliadoras, nunca conseguiu impor-se como titular da nossa equipe recheada de bons jogadores e muita bem conduzida pelo João Alves, denotando atravessar já o declínio das capacidades que o notabilizaram como um jogador extremamente perigoso para as balizas adversárias.
No Belenenses alinhou apenas em 6 jogos incompletos num total de 143 minutos de tempo de utilização no Campeonato.

Após sair do nosso clube representou ainda o Reggina, o Santa Clara terminando a sua longa carreira no Atlético.

Para a próxima semana o desafio será falar da nossa antiga glória e um dos maiores nomes do nosso clube, que continuará para sempre nos nossos corações, o José Manuel Soares, o nosso Pepe. Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Agradecemos todas as informações possíveis.

imagem de Luis Pereira

Sem comentários: