quarta-feira, dezembro 03, 2008

Tá na hora, hoje é o dia! V

Tá na hora, hoje é o dia!
de João Santos


Amigos, mais um jogo, mais uma derrota!! Está a ficar complicado…está a ser muito difícil porque, por mais força que queiramos dar à equipa, ela não responde.

Lamentavelmente, não há qualidade suficiente para darmos o pontapé necessário nesta crise que se instalou no nosso clube e no nosso coração…é mau demais!! Não é, indiscutívelmente, um problema de treinador. Como já referi várias vezes, foi um erro de preparação da época, com a, suposta, necessidade do presidente, na altura, mudar tudo e todos. Enganou-se, cometeu um grave erro que nos pode colocar numa situação aínda mais delicada que aquela que vivemos actualmente. Este senhor teve a pouca decência de fazer mal ao clube e retirar-se, alegando, com muita pouca vergonha, que a sua vida podería correr perigo de morte.

"Partiu-nos" completamente, deixou-nos à beira do precipício, mas, agora, não podemos dar um passo em frente, se não será, provavelmente, a nossa "morte". Os nossos cofres não estão, infelizmente, cheios, muito antes pelo contrário, mas é necessário fazer algo urgentemente, é necessário reforçar a nossa equipa e dispensar jogadores que não nos servem, é preciso apostar na "cantera" para, assim, podermos poupar uns "trocos". Há jogadores que andam, na verdadeira ascenção da palavra, no campo, sem se esforçarem minimamente e, com isso, não podemos pactuar. Estou de acordo com alguns que dizem que eles dão tudo o que têm, mas isso não é extensível a todo o plantel. Há jogadores que dão tudo, outros fora de forma, outros que não sabem mais e outros que não se esforçam minimamente para jogar mais e melhor. Não vou dizer nomes para não ferir susceptibilidades mas posso dizer, e acompanho o Belém há mais de 25 anos, e considero que esta é a pior equipa do meu tempo…nem no ano que descemos pela última vez era tão má…por essa razão é necessário fazer-se um esforço extra e tentar contratar alguns jogadores, que possam vir a custo zero, ou até emprestados por outros clubes, para nos tirarem do poço porque estes que temos dificilmente o conseguirão fazer. Com isto não quero dizer que tudo seja mau, que nenhum jogador valha, o que quero dizer é que estes jogadores, além de serem fraquinhos, estão a sofrer o peso de não conseguirem que as coisas corram melhor. É preciso trazer sangue novo, malta nova, com garra, com vontade de dar a volta a esta terrível situação.

A situação não fácil mas é proibido descer de divisão porque, aí, tudo se pode complicar, as receitas são, aínda, menores, e pode ser o nosso fim.

Estou de acordo com o que diz o nosso presidente da CG, os jogos, e os campos de futebol, têm de voltar a ser o que eram. Jogos ao fim de semana à tarde, onde toda a família possa reunir-se para ir à festa. Não podemos viver simplesmente dos acordos com cadeias de televisão. O Belenenses está "amarrado" a um contrato de transmissões televisivas até 2011, ou seja, aínda faltam 2 anos, o que quer dizer que, até lá, e se nos mantivermos na Liga Sagres, vamos continuar a ter jogos televisionados à Sexta e à Segunda-feira. É necessário inverter esta tendência, o mais depressa possível. Os jogos dão na televisão, as pessoas ficam em casa, não se vendem bilhetes, não há dinheiro para se comprar jogadores, nem sequer para lhes pagar. É um ciclo vicioso.

Sinceramente, gostava de entender onde pára o dinheiro das transferências do Pelé, do Nivaldo, do Meyong, do Dady, do Rodrigo Alvim, do Ruben Amorim, do Rolando..., e, aínda, como se não bastasse este dinheiro estar "desaparecido", pelo menos dos cofres do nosso clube, vai pedir-se um empréstimo ao banco de 5.000.000 €!!! Grande gestão!!! Que maravilhosas direcções temos tido nos últimos anos!! É tão triste quando vêmos que as pessoas, que se dizem belenenses de coração, nos roubam e depois, como acto de grande coragem, desaparecem do mapa como se nada se tivesse passado, deixando o clube caír quase no ridículo…são os chamados verdadeiros artistas portugueses, sem dúvida! Vejo que há equipas, que não têm a nossa grandeza, e que são bem geridas, com as dificuldades inerentes à realidade actual mas vão-se mantendo, contratando jogadores bastantes razoáveis, sem trazerem contentores de brasileirada que só querem dançar o samba e chegar aos treinos, no dia a seguir, a cheirar a alcool. Não estou a divagar, estou simplesmente a constatar um facto.

Considero que, as pessoas que gerem o clube neste momento, são pessoas sérias e idóneas e, concerteza, estão a fazer um trabalho incansável para levar o nosso clube a bom porto, se todos os jogadores trabalhassem como a CG o está a fazer, a equipa não estaría no penúltimo lugar, a par com o último. O treinador também é uma pessoa competente que dá, sempre, tudo o que tem, e o que não tem, mas está, deveras, muito complicado. Vamos ter fé nestas pessoas, que se encontram neste momento à frente do clube e vamos saír do "buraco" no qual não pedimos para estar.

Tá na hora de sermos o Belenenses de outros tempos, hoje é dia de começarmos a pensar que temos de levantar a cabeça urgentemente, ou algo de muito drástico pode acontecer…

Abraço a todos e … VAMOS EMBORA BÉLEM…!!!

Sem comentários: