terça-feira, janeiro 20, 2009

Canto do Manel: Uma viagem aos andaimes de Lisboa!



Estava eu em casa pronto para não ir ao estádio da Luz ver o meu querido Belenenses, quando algo mais forte me fez pegar no telefone e ligar a uns amigos para saber quem estava numa de me acompanhar ao estádio e juntos ver o nosso Belenenses a dar banho de bola.

Mas desde muito cedo percebi que acabara de cometer a primeira estupidez do ano 2009. Razões? Mais que muitas e não foi só a arbitragem.

Chegando ao estádio deixei o carro num local cuja entrada é do outro lado do recinto, e lá fui eu até ao local das entradas… mas e bilhetes? Claro é importante entrar no estádio com bilhete e por isso quando cheguei à porta perguntei… onde posso adquirir o meu bilhete? Ao qual me responderam do outro lado da 2ª circular, ou seja, tive de voltar atrás para comprar o meu bilhete e assim foi! Chegando lá e fazendo-me de parvo, perguntei se tinham bilhetes para sócios do Belenenses, e disseram que já não havia, pensei… BOLAS veio assim tanta gente? Mas na verdade sabia que este bilhete só poderia ser adquirido no Estádio do Restelo durante a semana anterior. Por isso mesmo pedi-lhe que me vendesse um bilhete para a zona visitante onde estaria a Fúria Azul e pessoas bem mais civilizadas que aquelas com que vi o jogo… mas também não podiam vender pois supostamente estava LOTADO! Enfim, pedi então que me dessem um bilhete para a porta número 29 onde tinha dois amigos, que corresponde às entradas 40, 41, 42 … por aí adiante e o Sr. Responde-me, "só temos bilhetes para a porta 43… "aiiiiii!, temos o caldo entronado… já com pouca paciência pois aquele senhor percebia menos daquilo que eu, lá comprei o bilhete para a porta 29, entrada 43, bancada TMN, fiquei desde logo a saber que o senhor, não percebia BOLA daquilo (como todo e qualquer benfiquista)… meu caro se está a ver este texto, tire umas férias e tente perceber como funcionam as entradas no estádio… isso vai ajudá-lo a subir na carreira (ou não)!

Mal chego ao estádio e depois de subir a penantes 3 ou 4 andares, lá encontro dois cachecóis azuis no meio de um mar incrivelmente feio de tons pretos e encarnados, eram os meus amigos aos quais prontamente me juntei. Enquanto íamos comentando bem baixinho o feio que aquilo era e as "cuecas" que o Silas ia dando, percebemo-nos que ali estávamos MESMO a mais e que precisávamos de ir rapidamente para junto dos nossos que estavam precisamente no andar de baixo… falámos com 2 seguranças, 1 polícia… e nada!!! Já me tinha acontecido uma coisa parecida em Alvalade e deram-me permissão até por razões de segurança ir para junto dos Belenenses mas no estádio da Luz fiquei a saber, que não dá, até porque segundo o segurança, AQUELA ZONA é tudo gente civilizada, ou não estivesse eu na bancada TMN (grande pinta)! É impossível, os regulamentos internos não deixam, da mesma forma que o Sr. Bruno Paixão não deixa que o Belenenses beneficie de uma grande penalidade e de um golo claro… ou seja estão bem uns para os outros… o sistema não funciona e o Benfica também, quem paga? O parvo do contribuinte que paga o bilhete e não tem direitos, e que vai ver a sua equipa jogar e tem que ficar caladinho para não levar umas "calduças".

Enfim meus caros, ao fim de 3 jogos na Luz, descobri que não vale mesmo a pena ir ver aquela miséria, andaimes, existem a ponta-pé por Lisboa e não somos obrigados a ver o Belenenses a ser roubado inacreditavelmente, não temos que conviver com pessoas que chamam "Cardozo ao katsouranis, Di Maria ao Pablo Aimar e Luisão ao Moretto", a sério aquela malta não percebe mesmo nada de bola, nem o nome da equipa sabem, vão ver os jogos porque os outros também vão! Além do mais para ver o Bruno Paixão basta abrir a Borla e o Recortes para ver a pontuação deste grande árbitro INTERNACIONAL português, para andar a pé, aconselho uma ida ao circuito de manutenção do estádio nacional, nada como respirar bons ares e sinceramente não vale a pena uma pessoa estar ali para se chatear… não com os adeptos mas com os nabos dos senhores da Prosegur que para ali vão trabalhar e não percebem este grande culto que é o futebol.

Para terminar remato em grande, quem marcou o golo do Benfica foi mesmo o Cardozo, pelo menos segundo os fervorosos adeptos benfiquistas que estavam nas minhas costas… depois disto digo apenas… AI MEU QUERIDO ESTÁDIO DO RESTELO!

Manuel Salema Garção

Sem comentários: