quinta-feira, janeiro 29, 2009

Quarto de Hora à Belém XXV




Caros Belenenses, esta semana a minha rubrica incide sobre o jogo com o Benfica, mas não só.

No final do jogo do Belenenses – Benfica e nos dias que se seguiram, falou-se das 100 razões porque o Benfica empatou, estabeleceu-se comentários ao estilo de jogo da equipa benfiquista, enumerou-se as oportunidades falhadas por esta equipa, enfim falou-se de uma só equipa. A culpa do empate para a comunicação social vai toda para os “falhanços” do Benfica. No seguimento de vários programas até cheguei a ouvir o cúmulo! Ou seja para alguma doutrina, o Benfica chegou a ser prejudicado e houve um penaltie sobre Yebda, outro sobre Suazo e a expulsão de Miguel Vitor foi injusta. Ora isto só nos pode merecer reprovação, pois as coisas não se passaram assim. A única coisa que ouvi de positivo sobre o jogo do Belenenses propriamente dito, foi a seguinte afirmação “a equipa joga com garra, à semelhança de Jaime Pacheco quando foi jogador de futebol”. Ora este argumento é muito pouco e revela falta de estudo das outras equipas. E, como já afirmei várias vezes, só se vê 3 clubes em Portugal, o resto é só “paisagem”.

É muito pouco para quantificar o grande jogo que o Belenenses fez. Aliás só pecámos na finalização.

Como não sou da comunicação social, e sou adepto do futebol na sua essência (que é o jogo jogado, aquele por quem vamos ao estádio, das fintas, dos dribles, do espectáculo) e gosto de fazer análises coerentes, tenho a dizer que Jaime Pacheco preparou muito bem este jogo. A começar pela táctica. No último jogo com o Benfica, utilizou um 4x4x2 em losango, perdendo o Belém algumas zonas de construção e no último terço do terreno houve dificuldades em circular a bola. Percebendo isto para o jogo do campeonato, Jaime Pacheco alterou a estrutura para um 4x3x3, libertando a equipa, dando iniciativa de jogo ao Benfica e tentar surpreender em contra-ataque. Com uma boa organização defensiva (cada vez mais nota-se que os processos defensivos estão a ser consolidados) e com o regresso de Zé Pedro (como é tão diferente jogar com ele!) a equipa ganhou quase sempre os duelos a meio-campo, com Diakité em destaque (o casamento fez-lhe bem!).

Foi um bom jogo na primeira parte, com duas equipas a quererem ganhar o jogo, o mesmo sucedendo na segunda. Foi um bom espectáculo de futebol, com oportunidades para cada lado e após a expulsão de Miguel Vitor, o Belenenses poderia ter chegado ao golo. Pena aquele falhanço de Maykon.

Uma nota ainda para a boa exibição de Carciano (para mim foi o melhor jogo dele com a camisola do nosso Belém) e para a grande sagacidade de Jaime Pacheco. Em poucas palavras, com muito pouco faz muito! E como ele afirma, foi transformando aqui e ali uma manta de retalhos (deixada por gente incompetente, acrescento) e foi cozendo-a a pouco e pouco. Com isto quero dizer que o Belém está muito melhor, as ideias já estão quase assimiladas, Diakité dá consistência a este meio-campo e como muitos já o disseram aqui neste espaço, a equipa vai de certeza fazer uma melhor 2º volta.

Noutro campo, das transferências, soube-se hoje que João Paulo foi emprestado à Olhanense. Na minha opinião, foi uma boa decisão que vai permitir dar alguns minutos a um jogador que nunca se adaptou verdadeiramente ao nosso futebol. Ainda é novo, revela alguma inexperiência e nada melhor que jogar para ganhar ritmo e competição, mais a mais numa equipa que luta para subir e daí haver maior competitividade, o que lhe permite maior aplicação.

Também esta semana gostava de incidir a minha rubrica, num tema que muitos Belenenses não falam. Refiro-me à nossa equipa de juniores comandada por Rui Jorge. Espectacular o trabalho que se está a fazer. E depois destaca-se o Sporting no papel da formação. Então e os outros clubes que não tem a mesma recepção de jogadores comparado com estes clubes? Normalmente os miúdos preferem os clubes que são “badalados” na comunicação social. Ora esses já nós sabemos. O que torna o papel da formação extremamente difícil, no que toca aos outros clubes. Sobram os outros miúdos que escolhem os outros clubes, que são dispensados pelos 3 “gigantescos” do futebol português, e às vezes por serem magros de mais ou serem gordos de mais e portanto é muito difícil para clubes como o Belenenses encontrar talentos. Daí o meu enaltecimento a esta equipa e grupo de trabalho dos juniores. O objectivo será descobrir novos valores no futebol, mas ensiná-los um caminho para a vida, através de valores justos e de uma boa formação. Penso que é o que distingue esta equipa, que é muito tecnicista, há boa qualidade, mas sobretudo existe boa qualidade humana. Nomes como Pelé (que já está a afirmar-se no Belém, sendo já opção para a equipa principal), Azeez (um “poço” de força e técnica), Tiago Almeida (um bom finalizador e quem sabe o futuro goleador do Belém), Filipe Paiva (central indiscutível no eixo da defesa azul), Fábio Marques (também ele defesa central, mas com experiência nos escalões mais jovens da selecção) e André Pires (defesa esquerdo) fazem do Belenenses em juniores uma grande equipa, que nos faz olhar para o futuro com um sorriso nos lábios. É este o Belenenses do futuro. Apostar na prata da casa, rentabilizá-la e pô-la a jogar. É que este jogadores tem uma coisa que muitos não tem, sentem o clube mais que nunca e isso por vezes dá prestígio e resultados. De destacar, também a coordenação do futebol das camadas jovens levada a cabo por Jorge Castelo. Ora, quando as coisas têm pessoas competentes a trabalhar nelas, só pode dar em sucesso. Inteligência e novas ideias no futebol, dá origem a bons resultados. É uma simples fórmula para o sucesso.

Só para não esquecerem somos líderes, à frente de Benfica e Sporting, o que é um excelente feito, dadas as discrepâncias hoje em dia.

Últimas notas para a excelente recepção feita pelo povo Angolano ao Belém e aí devemos destacar que não é só os 3 badalados do futebol português que têm prestígio e que levam pessoas atrás deles, o Belém também tem esse prestígio. Não só pela sua história, como pela sua ligação ao continente africano, donde veio a nossa grande estrela Matateu (de Moçambique).

Por fim, realçar a vitória do râguebi sobre o Técnico, a vitória do andebol do nosso Belém sobre o Sporting (e que grande exibição de Pedro Spínola) e claro do futsal por 5 a 2 ao Mogadouro, que nos permitiu ascendermos de novo à liderança.

Esta semana foi muito positiva e esperamos mais semanas assim!

Espero no próximo jogo do nosso Belém ver muitas caras novas e claro, muitas pessoas a apoiar o clube. Espero uma boa moldura humana! Eu vou lá estar como sempre e vocês?

Saudações Azuis!
Nuno Valentim

Sem comentários: